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A dificuldade em delegar ocorre frequentemente no indivíduo que foi alçado há pouco a um cargo gerencial. Embora eu já tenha visto esse problema em diretores e até presidentes de empresas. Sempre que um líder não delega acaba por sobrecarregar-se, o que é motivo de muito estresse e cansaço para si mesmo.
A equipe sob uma liderança centralizadora sente-se inferiorizada, sem poder e, com o passar do tempo, desmotivada.
A causa disso é que delegar requer método.
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Por essa razão é que, desde o início de sua carreira gerencial, o líder deve ser preparado com o conhecimento, os conceitos e principalmente, as melhores práticas para delegar.
Um ponto importante é que delegação é um processo, e não um evento. É comum um novo gestor simplesmente abandonar uma tarefa nas mãos de seu subordinado sem dar-lhe nenhuma instrução. O resultado, por vezes, é um verdadeiro desastre. Portanto, iniciar o processo com muitas instruções e paulatinamente ir dando autonomia ao seu liderado é a maneira mais apropriada de fazê-lo.
Também não adianta muito você delegar sem passar o modelo mental requerido para fazer a tarefa. O modelo mental significa o que você, que está delegando, pensa quando faz a tarefa.
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Nosso pensamento em geral é extremamente complexo, e nunca paramos para destrinchá-lo em uma sequência de instruções compreensíveis aos nossos subordinados. Portanto, antes de delegar, você deve refletir a respeito dos macetes e manhas que aprendeu ao longo de sua experiência com a tarefa. Quando não passa isso ao seu subordinado, você terá uma vivência de que está cercado de pessoas pouco inteligentes. Porque quando você faz a tarefa, tudo funciona, mas quando elas fazem nada dá certo. Mas é você quem não foi abrangente o bastante para passar tudo o que sabe. Logo, seja generoso e transfira seu conhecimento completamente.
Por último, delegar sem fazer acompanhamento é o mesmo que abandonar a tarefa. Portanto, uma vez que você delegou, estabeleça pontos de controle ou reuniões periódicas nas quais seu time o informe sobre o andamento das atividades.
Afinal, você como líder é responsável pela qualidade da tarefa. E o prazo de entrega faz parte da qualidade.
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Uma boa delegação é uma garantia para a paz de espírito de todo bom líder. E uma competência fundamental para que você cresça cada vez mais em sua carreira, com segurança e capacidade para gerir times cada vez maiores.
Vamos em frente!