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Todos os dias recebo centenas de pessoas com dúvidas sobre como iniciar suas vendas na internet.
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Muitos esperam enriquecer da noite para o dia (o que NÃO EXISTE). Outros, me pedem opinião sobre estratégias para impulsionar seus negócios e isso é importante, mas antes de pensar em vender, sua empresa deve ter certeza que tem uma base sólida. E é sobre isso que falaremos aqui.
Muita gente acha que fazer marketing é só para vender. Mas não é.
Por exemplo: provavelmente, seu cliente está no Facebook (ele tem uma conta lá e eventualmente acessa para ver mensagens de amigos e compartilhar opiniões).
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Você pode utilizar esse canal para se conectar com ele, porém não vai vender pelo Facebook. A ideia é que você use o marketing para atrair as pessoas certas através desse canal de mídia e leve-as para o site da sua empresa, entregando valor através de informação e direcionado seus potenciais clientes para o fechamento da venda, tanto online quanto fisicamente falando.
Esse é o processo de CONQUISTA de clientes. Vender é simples, basta fazer uma oferta muito bem elaborada. A parte difícil é manter o cliente! Mas até para essa etapa o marketing digital é um grande aliado.
Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, e´ possi´vel SIM construir uma empresa online sustenta´vel e ter o marketing sob sua responsabilidade sem ter que depender de agências e outros meios, se não quiser.
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Atualmente, tenho 19 anos de jornada no Marketing e mais de 11 anos me dedicando exclusivamente ao Marketing Digital. Isso quer dizer que eu acompanhei de perto toda essa revoluc¸a~o tecnolo´gica, o que fez toda a diferenc¸a na minha vida profissional.
A maioria das pessoas tem um certo receio em comec¸ar, pois acreditam que na~o tem capacidade, ou que não tem potencial, ou ja´ colocam na cabeça que e´ muito difi´cil mesmo antes de sequer tentar.
Errar na montagem da estrutura é natural, principalmente quando você não tem uma ideia clara sobre o que fazer. Para evitar que você cometa erros críticos, é preciso buscar as informac¸o~es que você ainda não tem para poder alcanc¸ar o sucesso com vendas online.
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O primeiro passo é, com certeza, ter uma BASE bem definida.
Com o planejamento certo, você consegue fazer a diferença e ser destaque no mercado. Porém, é com a base da sua empresa e do seu negócio e conhecendo bem o perfil do seu cliente ideal que você ganhará confiança e força para expandir os seus horizontes.
Veja os 3 passos para montar uma base bem estruturada e adequada para começar seu negócio da forma correta:
1. Defina a Base do seu NEGÓCIO
A base nada mais é do que Missão, Visão, Valores e o Posição que você quer conquistar no mercado.
Se você não sabe a sua missão ou se você não tem sua visão bem definida, você vai acabar saindo do seu caminho. Por isso é tão importante ter bem definida a base da sua empresa, para você não se perder.
Então, a primeira coisa que é preciso saber é a missão da sua empresa. A missão é o caminho a ser percorrido e como você deve percorrer esse caminho. Ou Seja, o que você faz e como faz.
Já a Visão é onde você quer chegar e como você espera ser reconhecido no mercado. É um acumulado de convicções que direcionam todos da empresa. É importante que todos sigam pelo mesmo caminho.
Os Valores são as diretrizes básicas que norteiam o comportamento de todas as pessoas que trabalham na empresa. Inclusive você.
É extremamente importante todos compreenderem muito bem esses valores para poder alcançar os objetivos da base que foi definida.
Posicionamento
Esse é um outro fator extremamente importante – e necessário – para quem quer sobreviver no mundo dos negócios. Você vai precisar ter um posicionamento claro, pois o mercado é super competitivo.
Se você não sabe o que quer ser, qualquer coisa vai servir. E qualquer coisa não vai te levar a lugar algum. Infelizmente, isso acontece muito no mercado. É o famoso “atirando pra todos os lados”. Escolha um posicionamento de mercado e mantenha-se nele.
Para não se perder, você também vai precisar ter metas bem definidas. Se você não tiver metas, você vai ficar perdido.
98% das pessoas não traçam metas e não sabem qual caminho seguir para alcançar os objetivos, consequentemente, acabam fechando seus negócios.
Onde você quer chegar? Ser o melhor do Brasil, o maior no seu nicho? Pense nisso e trabalhe em função isso.
2. Defina a BASE da sua Persona
Depois de ter definido a base do seu negócio, é hora de começar a pesquisar e buscar mais informações sobre o perfil do seu cliente ideal, ou seja, descubra qual é o perfil de quem tem interesse real no seu negócio e vai comprar de você.
Você tem que conhecer muito bem o seu cliente. Saber quais são seus sonhos e desejos, como ele vê as coisas, o que ele escuta todos os dias, como ele se sente…. Quanto mais profunda for a informação, mais certeiro será o disparo.
Toda essa informação você irá usar para segmentar os anúncios no Facebook, no Google…. São dados que, sem eles, você não irá conseguir nenhum resultado.
Definir o perfil da persona é um trabalho contínuo. A maioria das pessoas confundem persona com público alvo e, com isso, perdem muito tempo e dinheiro.
O público alvo é uma visão superficial do seu mercado. A persona é um retrato fiel e detalhado das dores e desejos que seu cliente possui.
Como ter acesso a essas informações? Um jeito fácil de saber tudo isso é entrando em páginas ou blogs com o assunto relacionado ao nicho que você vai trabalhar.
Leia os conteúdos que elas gostam de ler e, principalmente, veja o que elas escrevem nos comentários de posts e você vai entender mais a cabeça da persona.
Se esses blogs – sites – estiverem conectados às redes sociais, então a pesquisa ficará ainda mais refinada, pois você conseguirá entrar no perfil dessas pessoas para poder estudá-las mais de perto.
3. Defina a Base do seu Produto
A próxima etapa é conhecer muito bem o seu produto. Não estou falando em conhecer as características, mas sim de conhecer os benefícios que ele entrega e quais soluções resolve para poder criar uma oferta que seja irresistível aos olhos da sua persona.
Você não deve vender o que seus clientes precisam, você deve vender o que eles querem. Nem sempre o que a gente quer é o que a gente precisa.
Por exemplo: eu tenho um produto que é um curso de funil de vendas. Porém, eu não posso oferecer isso para as pessoas porque ninguém quer comprar um ”funil de vendas”! Mas eu sei que todo mundo precisa dele para ter sucesso nas vendas.
Então o que eu faço: em vez de vender o que elas precisam, eu vendo o que elas desejam, que é: ter mais liberdade, ter satisfação profissional, vender mais etc…
Primeiro eu mostro o resultado final… e só depois eu entrego o como conseguir o que elas querem. Deu para perceber a diferença?
Apenas quando você definir bem as 3 etapas que constituem a base do seu negócio, aí sim você vai para a estratégia de marketing: lançamento, funil perpétuo, webinar, webinar perpétuo, funil de aplicação…
Uma boa dica é ajustar o seu produto com a missão da empresa e também com o seu cliente.
Resumindo: venda o que o seu cliente QUER e entregue o que ele PRECISA.
Montar a base da sua empresa é mais simples do que parece. O problema é que muita gente tem preguiça de realizar essa etapa e, por causa disso, tem retrabalho ou fracassa miseravelmente.
Sem seguir esses passos, as chances do seu negócio não dar certo aumentam muito. Então, nada de pegar atalhos: construa uma base sólida e tenha um negócio sustentável e lucrativo por muito mais tempo!
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