22 de setembro – Dia do Contador

Independente da crise pela qual passa o país, o profissional de contabilidade parece não ser abalado. Isso porque não tem como escapar: os tributos chegam e pegam todos, principalmente as empresas. 

Faculdade Fipecafi

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Independente da crise pela qual passa o país, o profissional de contabilidade parece não ser abalado. Isso porque não tem como escapar: os tributos chegam e pegam todos, principalmente as empresas. No entanto, com o passar dos anos, a profissão está mudando, pois hoje o contador não é mais visto como um burocrata, é um analista de dados, que influencia as empresas na tomada de decisões, mudando, por exemplo, o tempo dessa avaliação técnica, que deixou de ser apenas no passado (entradas e saídas) e passou a ser futura, fazendo projeções (sobretudo com a chegada das novas normas internacionais). Segundo pesquisa da consultoria inglesa Michael Page, por exemplo, entre os profissionais mais procurados, atualmente, estão os da área de planejamento financeiro e, entre as habilidades, a capacidade de realizar o plano financeiro e orçamentário, o que coloca a contabilidade em destaque para os próximos anos.

Prova da relevância do contador nos dias atuais é a presença cada vez maior do CFO – Chef Financial Officer – e do CAO – Chef Accounting Officer – nas empresas. Esse profissional está se destacando, principalmente por conta dos adventos de corrupção relatados em grandes empresas, como parte de uma estratégia de compliance. Há, ainda, o Troféu Transparência, oferecido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), que reconhece publicamente as organizações que mais se empenharam em divulgar seus balanços contábeis de maneira clara para clientes, investidores e sociedade em geral.

E, assim, depois de 73 anos da criação do primeiro curso superior em contabilidade, criado no dia 22 de setembro de 1945, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comemora-se o dia desse profissional que precisa ser cada dia mais versátil e atualizado para se manter no mercado de trabalho. Antes da constituição dessa disciplina, havia dois cursos técnicos: o de contabilidade e o de contador. Hoje há o curso universitário de Ciências Contábeis, que forma o contador e o curso Técnico em Contabilidade que forma o Contabilista.

Continua depois da publicidade

Para o diretor-presidente da Faculdade Fipecafi, Welington Rocha, o contador, hoje, é um profissional estratégico para o mundo dos negócios. “Ter um dia em homenagem a esse profissional é mais que merecido e demonstra a importância desse especialista para a economia. Parabéns a todos os contadores e futuros contadores!”.