Sinuca de Bico

Sinuca de bico: ocorre quando no jogo de bilhar a bola com que se joga fica encostada à caçapa, sem ângulo para bater nas outras bolas. É uma metáfora consagrada que define uma situação sem saída.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Hoje começa o COPOM e, apesar de praticamente sabermos a decisão que será anunciada amanhã (manutenção), existe pelo menos uma decisão em particular que precisa ser tomada, com muitos impactos ainda. Imagine-se sentado na cadeira de Diretor de Política Monetária do Banco Central. Uma das mais importantes na tomada de decisão de, bem, política monetária, claro. Você foi indicado pelo presidente Luiz e seu nome é o mais cotado para ser presidente do BC quando seu colega Roberto deixar o cargo. Mas quem decide isso, de novo, é o presidente Luiz. Você sabe que a maioria dos diretores deve votar por uma manutenção de juros. Sabe que o mercado espera isso. E sabe que o Lula prefere um corte.

Amanhã você vai votar, mas sua decisão precisa ser tomada. Se você votar por manutenção de juros, o mercado financeiro vai aplaudir, vai desestressar em parte, talvez o juros futuro ceda, dólar recue um pouco, credibilidade do BC melhore e até o FOCUS pode devolver uma parte. Enfim, a economia vai sentir um afrouxo monetário até mais importante do que o próprio corte faria. Mas você vai arrumar encrenca com o Luiz, e é ele quem tem a caneta na mão pra te colocar na presidência. Se você votar por um corte, o Luiz vai sentir mais confiança em você e suas chances de virar presidente do BC sobem significativamente. Mas provavelmente você vai ser voto vencido e os juros serão mantidos da mesma forma. O mercado vai achar que você só está votando por um corte pra agradar o “chefe” e vai estressar. Capaz do dólar subir ainda mais, juros longos subirem mais ainda, FOCUS da semana que vem desancora mais um pouco e, caso você realmente vire presidente do BC, seu trabalho vai ser muito mais difícil.

Agora é com você: como você sai dessa sinuca de bico? Como você escapa de um garfo Cavalo-Rainha-Rei? Ora, existem outras duas opções além dessas duas citadas acima, mas ambas são bem difíceis. Uma é você convencer o comitê inteiro a votar por um corte de 25 pontos base avisando que é o último logo no comunicado. Você votou por um corte e conseguiu unanimidade. Muito difícil, principalmente com o Roberto e o Diogo. O outro caminho é combinar com o Luiz, que vai votar por manutenção só pra agradar o mercado, mas que vocês seguem companheiros. Talvez mais difícil ainda, o Luiz tem uma base pra agradar, além das próprias convicções. Meu amigo, acho que o Gabriel não vai dormir essa noite. Acho que ele não tá dormindo há uma semana.

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos