Publicidade
Anúncio de Vaga:
Estamos contratando banqueiro, com ou sem experiência, para atuar em instituição financeira de destaque. Buscamos profissionais com perfil técnico, experiência comprovada (ou não) em estabilidade econômica e sensibilidade para questões sociais. O candidato ideal deve demonstrar alinhamento irrestrito com a minha visão de mundo, que é a certa. Salário a combinar. Interessados, por favor, cadastro direto aqui. Nomes como Guido, Aloizio e Gleisi terão vantagem. Se tiver mais que 100 pessoas com seu nome no Brasil, seu CV não será considerado. Mas se, por exemplo, você se chama André, mas todo mundo te chamar de Lara Resende, aí pode.
Quem entrar nessa vaga, vai ter vida tranquila, pode confiar. Inclusive, vamos aos detalhes. Principal escopo da vaga é segurar a inflação. E o que segura a inflação, não são os juros de curto prazo. Na verdade, são as condições financeiras. Grosso modo, é uma composição de 5 itens (alguns estudos sugerem mais, mas vamos seguir assim): juros reais de curto prazo (já estão em terreno muito restritivo); Juros reais de longo prazo (estamos trabalhando arduamente para colocar esses também em terreno cada vez mais restritivo); Wealth Effect, que – em geral – se traduz por nível de preço da bolsa (se esses níveis não são restritivos eu não sei o que seriam); Spread de Crédito (aqui está mais fechado do que o ponto ótimo para segurar as condições financeiras, mas ok); e Força da moeda (aqui, mais um ponto que precisamos trabalhar, mas já tem alguns bilhões de dólares em caixa pra quem quiser resolver isso). Como diria Jota Quest, fácil, extremamente fácil.
Continua depois da publicidade
Agora outros assuntos, que isso aqui não é páginas amarelas. O Reino Unido está se preparando para se juntar ao time de bancos centrais que vão cortar juros antes do FOMC. A decisão de ontem foi de manutenção, mas já foi uma decisão dividida, com 2 diretores votando por corte. Viu, nem toda divisão é necessariamente ruim. E outra notícia boa, o CPI por ali já está rodando em 2% nos últimos doze meses: Cravado na meta. Por fim, vale olhar o novo Diretor Geral da OTAN. Depois de mais de dez anos, sai Jens Stoltenberg e entra Mark Rutte. Rutte tem mostrado um apoio muito maior à Ucrânia do que o Stoltenberg, e é tido como um homem direto e politicamente habilidoso. Não sei exatamente como essas duas características podem se encontrar na mesma pessoa, mas…
Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.