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O ano mal começou e as vendas de veículos despencaram! Com 243,8 mil carros vendidos em janeiro, o setor registrou queda de -31% sobre dezembro do ano passado, quando houve a comercialização de 353 mil carros.
OK… sabemos que no mês passado houve uma série de antecipações de compra (estimamos entre 42 a 48 mil veículos); nos últimos dois meses do ano há um aumento de dinheiro em circulação, entre outros fatores; mas, mesmo assim, a queda foi muito acentuada!
Para sermos mais realistas, vamos comparar com janeiro de 2014, onde tivemos 300 mil carros vendidos e apuramos queda de -18,6%.
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Mesmo considerando o que já apontamos em nossos estudos – a antecipação de comprar na ordem de 42 a 48 mil veículos – estamos trabalhando com um mercado retraindo-se por volta de -5%.
Vou resumir a história:
O ANO NEM COMEÇOU, MAS JÁ É UM ANO PERDIDO.
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O grande problema é que não será o “ano” perdido… Já estamos no “terceiro” ano perdido.
Para algumas marcas, essa condição é diferente!
Se pegarmos o desempenho do nosso quarteto fantástico asiático (Honda, Hyundai, Nissan e Toyota) elas fecharam esse primeiro mês com uma queda nas vendas altamente aceitáveis, com índices de: -7,5%; -3,5%; -4,8% e -2,6%, respectivamente. Além disso, o caso da Toyota ainda é um pouco mais interessante. No começo do ano passado, estava com baixa demanda do seu carro chefe (Corolla), uma vez que ele seria substituído. Se pegarmos o faturamento dela em janeiro de 2014, havia vendido R$ 982 milhões contra R$ 1,027 bilhão deste mês. Ou seja, um crescimento de 4,6% no seu faturamento.
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Do lado debaixo, podemos pegar o nosso trio francês (Citroen, Peugeot e Renault), que teve as maiores quedas neste mês, com: -43,4%; -44,3% e -29,1%, respectivamente.
Aqui existe um primeiro olhar interessantíssimo na mudança do perfil de consumo do consumidor brasileiro. Na primeira onda de investimentos das news commers, o carro francês era o mais desejado entre os consumidores (mais ou menos o que o nosso quarteto fantástico asiático é hoje). O que é interessante de se notar é que, num espaço de menos de uma década, perderam todo o seu frenesi e estão se tonando mico, apesar de toda a qualidade que existe nos seus produtos.
Agora, quem deve estar angustiado mesmo devem ser as “quatro grandes” (Fiat, Ford, GM e VW). Falando em Market Share, as quatro grandes (??) fecharam o mês de janeiro com cravados 66% de mercado – em resumo, 2/3.
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Mas o buraco é um pouco mais embaixo. Vamos fazer uma conta bem simples: a nossa clássica conta de padaria.
Em janeiro de 2007, tivemos um mercado de 144,6 mil carros; como vendemos 243,8mil neste mês que passou, tivemos um incremento de 68,6%. Só que, as quatro grandes tiveram um desempenho de apenas 34,9%. Todas as outras marcas juntas cresceram 227,4%. A perda (apenas no mês de janeiro) para as quatro grandes foi de quase 41 mil carros para as outras marcas.
Se lembra que falamos que hoje elas têm 66% do mercado? Então… em 2007, tinham 82,5% do mercado de autos!
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O Share do mês de janeiro ficou assim:
FABRICANTE 2007 2015
FIAT 24,78% 20,37%
GM 19,68% 19,23%
VW 24,69% 16,19%
FORD 13,34% 10,22%
4 GRANDES 82,49% 66,01%
HYUNDAI 0,40% 7,20%
TOYOTA 3,35% 5,13%
HONDA 2,25% 4,12%
NISSAN 0,38% 2,46%
ASIATICAS 6,38% 18,91%
RENAULT 3,36% 6,31%
CITROEN 2,09% 1,45%
PEUGEOT 3,38% 1,14%
FRANCESAS 8,83% 8,90%
OUTRAS 2,30% 6,18%
O pior do setor automotivo, é que tudo está ruim. As vendas de caminhões (um grande sinalizador do aumento ou da diminuição de investimentos), fechou o mês com 7.674 caminhões vendidos, queda de -29% sobre janeiro do ano passado, quando tivemos 10.773 caminhões vendidos. Marcas focadas em caminhões pesados e extrapesados (Volvo e Scania), registraram retração neste mês de -43,34% e -54,33% respectivamente. Uma das poucas que se salvaram foi a Ford (que voltou com a linha F) e viu seu mercado cair apenas -3,7%.
Da mesma forma que o setor de implemento rodoviário. Pegando apenas o mercado das cinco grandes (Randon; Fachinni; Noma; Librelato e Guerra) o mercado retraiu-se quase -54%. Elas venderam 3.479 implementos rodoviários, em janeiro de 2014, contra apenas 1,6 mil neste mês.
O setor de caminhões e implementos rodoviários registrou o pior resultado dos últimos 70 meses. E a vendas destes dois produtos são um fortíssimo sinalizador (para nós) do desempenho da economia – se vai bem ou mal.
Para finalizar o “post da queda”, vamos falar de motos, que acumulam perdas de -26% nos últimos três anos (em 2011 foram 1,941 milhão de motos vendidas contra 1,43 milhão em 2014). Eles só tiveram o pior janeiro dos últimos oito anos. Com 108,6 mil motos vendidas, o setor registra queda de -18,7% sobre janeiro de 2014, quando foram vendidas 133,7 mil motos. Infelizmente, parece que o setor vai viver o seu quarto ano consecutivo de quedas nas vendas.
E, como eu disse no começo do post: Isso tudo e “O ANO MAL COMEÇOU”.
Abaixo, para curiosidade, os 30 grupos de modelos de carros mais vendidos em janeiro:
FABRICANTE |
MODELO |
TOTAL |
PART. % |
FIAT |
PALIO |
14.435 |
5,92% |
GM |
ONIX |
13.463 |
5,52% |
FIAT |
STRADA |
11.202 |
4,59% |
HYUNDAI |
HB20 |
8.962 |
3,68% |
FIAT |
UNO |
8.620 |
3,54% |
FORD |
KA |
8.230 |
3,38% |
VW |
FOX |
8.227 |
3,37% |
VW |
GOL |
7.868 |
3,23% |
GM |
PRISMA |
7.772 |
3,19% |
FIAT |
SIENA |
7.195 |
2,95% |
VW |
UP |
6.780 |
2,78% |
RENAULT |
SANDERO |
6.224 |
2,55% |
VW |
SAVEIRO |
5.735 |
2,35% |
HONDA |
FIT |
5.062 |
2,08% |
FORD |
NEW FIESTA HATCH |
4.943 |
2,03% |
GM |
CELTA |
4.854 |
1,99% |
VW |
VOYAGE |
4.739 |
1,94% |
GM |
CLASSIC |
4.404 |
1,81% |
HYUNDAI |
HB20S |
4.102 |
1,68% |
TOYOTA |
COROLLA |
4.022 |
1,65% |
FORD |
ECOSPORT |
3.670 |
1,51% |
TOYOTA |
HILUX |
3.654 |
1,50% |
GM |
S10 |
3.416 |
1,40% |
GM |
SPIN |
3.338 |
1,37% |
GM |
COBALT |
3.258 |
1,34% |
GM |
MONTANA |
3.070 |
1,26% |
RENAULT |
DUSTER |
2.823 |
1,16% |
RENAULT |
LOGAN |
2.802 |
1,15% |
FORD |
KA SEDAN |
2.762 |
1,13% |
NISSAN |
MARCH |
2.670 |
1,10% |
OUTROS |
65.520 |
26,87% |
|
TOTAL |
243.822 |
100,00% |