Locadoras vão às compras e salvam (mais uma vez) o setor automotivo

Em outubro, foram vendidos mais carros para empresas do que para consumidores pessoas físicas como eu e você, caro leitor!

Raphael Galante

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Caros leitores, digníssimas leitoras,

Chegando ao término deste ano, eis que as locadoras estão vindo para salvar o setor automotivo mais uma vez!

Ao melhor estilo “predador” de ser, elas farejam o medo/desespero de suas presas (as montadoras) e estão indo às compras (na bacia das almas).

Continua depois da publicidade

Em outubro, o setor registrou 206,5 mil carros vendidos – um crescimento de 10,2% sobre setembro, quando foram comercializados 187,4 mil carros.

Mas o “mais-melhor-de-bom” foi que as compras feitas pelas locadoras aumentaram quase 55%. No mês passado, elas compraram mais de 47 mil veículos (23% do total) contra pouco mais de 30 mil veículos adquiridos em setembro.

Com esse resultado, encerramos outubro, quando vendemos mais carros para empresas do que para consumidores pessoas físicas assim como eu e você, caro leitor!

Continua depois da publicidade

E o cenário daqui para frente?

Ele se mostra extremamente favorável para as locadoras! Basta notar que as vendas para os consumidores PF deram uma estabilizada/estagnada. Algumas montadoras já estão tendo que fazer malabarismo para fechar as contas (vide a GM, que está com suas operações fabris paralisadas). E o crédito automotivo continua assim:

Em conversas de botequim, boa parte das locadoras comentaram que manterão o ritmo de compras para este último bimestre. Neste cenário, se boa parte do setor imaginava um mercado no “zero-a-zero” neste ano, a maioria já projeta agora que ele deverá encerrar com crescimento entre 6% e 9%.

Continua depois da publicidade

Para finalizar, qual foi o grande destaque deste mês?

Os pontos “mais que positivos” foram os resultados das chinesas BYD e GWM, que encerraram o mês com 2,03% de market share. As duas marcas venderam 4,2 mil veículos – a Peugeot, que é a 10º marca mais vendida, comercializou 3,3 mil carros.

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.

Continua depois da publicidade

Ou me segue lá (onde sou menos perdido) no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva