Janeiro ainda nem acabou, mas o setor automotivo já pode celebrar

Carros, pesados, motos... o setor automotivo está tão estranho que até as vendas de veículos usados estão indo bem

Raphael Galante

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Vista aérea de carros estacionados em pátio
Vista aérea de carros estacionados em pátio

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Caros leitores, digníssimas leitoras,

Nunca aquela expressão “ANO NOVO, VIDA NOVA” fez tanto sentido para o setor automotivo.

Janeiro ainda não acabou, mas, faltando três dias para encerrarmos o primeiro mês do ano, já podemos comentar (e comemorar) alguns pontos.

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Lógico que ainda é muito cedo para celebrarmos (qualquer coisa) e até mesmo para planejarmos o resto do ano. Afinal de contas, estamos no Brasil. E pessoalmente eu criaria uma emenda para mudarmos a nossa bandeira. Trocaríamos “ORDEM E PROGRESSO” pelo slogan da rádio Band News FM: “EM 20 MINUTOS TUDO PODE MUDAR”. Mas, apesar dos pesares, devemos sim celebrar as pequenas conquistas.

E qual é a boa nova que este vil escriva lhes traz? É que, neste primeiro mês do ano, tudo está crescendo! E não é crescendo tipo 1% ou 2%: ao contrário, são dois dígitos para cima!

Começando:

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Carros

As vendas de carros novos estão com volume próximo a 106,3 mil unidades até o dia 26. A projeção aponta para um volume por volta de 134 mil carros. O que representará um crescimento de quase 15% sobre janeiro do ano passado, quando tivemos 116,6 mil veículos vendidos.

E qual é o milagre deste ano?

Marcas que sofreram muito no começo do ano passado, ainda pela falta dos semicondutores, estão trabalhando bem melhor neste ano. Por exemplo, até agora, a GM com crescimento nas vendas de 66%, a septuagenária VW com evolução de 42% e até marcas de luxo como a Volvo, que registra crescimento de 60% neste começo de ano.

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Em geral, quase todo mundo está com crescimento nas vendas! E, por enquanto, o volume não está inflado com as vendas para locadoras.

Eles ainda devem estar de férias…

Pesados

O mercado de veículos leves está bom? Então o de veículos pesados está melhor!

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Com 10,6 mil caminhões e ônibus vendidos até o dia 26, o resultado provisório deste mês já ultrapassou o resultado de janeiro do ano passado, quando vendemos 9.841 veículos deste tipo.

A previsão deste ano aponta para um volume médio de vendas de 13,2 mil veículos. O que implicará em um resultado de 35% sobre janeiro.

Sabemos que muitos desses veículos foram de compras realizadas no ano passado, para aproveitar o “caminhão velho” antes da mudança de motorização. Mesmo assim, é um senhor resultado!

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O destaque é ver quem está puxando esse desempenho. O resultado deste mês será puxado pelas fabricantes de caminhões pesados e extrapesados. Aqueles produtos com preço acima de milhão de reais, em geral.

A Scania, por exemplo, deverá encerrar o mês de janeiro dobrando o seu resultado sobre 2022. E a novata DAF deve encerrar o mês com crescimento de 75%.

Motos

O mercado de motocicletas, vulgarmente conhecido como “Honda + Yamaha + o resto” está “avuando”.

No ano passado, venderam 89,7 mil motos. Neste ano, até o dia 26 já foram mais de 95,8 mil motocicletas. Ou seja, já bateram a meta prevista faltando uma semana para terminar o mês! A previsão do setor é que o volume seja na ordem de 118,5 mil motos, o que representará um crescimento de 32%. E, para variar, com zero surpresa para todos que acompanham o setor, a Honda segue com a supremacia de deter quase ¾ de todo o mercado.

O setor automotivo está tão estranho, mas tão estranho que, além destes resultados, até as vendas de veículos usados estão indo super bem!

Super bem tipo crescimento de quase 30% neste ano para todo o setor (automóveis; caminhões; ônibus e motocicletas).

Na real, vou até parar o meu texto por aqui, para não “zicar” o setor! Xangô, três vezes!

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Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva