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Caros leitores, digníssimas leitoras,
Semana passada, celebramos uma infeliz marca: o preço da gasolina que pagamos é a mais cara (forever and ever) da nossa série histórica! E não estamos falando apenas do valor de face do produto. Mas sim dele ajustado pelo IPCA.
E aí, amiguinhos, não adianta achar culpados! Não importa se a culpa é do Paulinho, do Petrolão, da guerra na Ucrânia, passando até por Pasadena… na real, TODOS possuem a sua parcela de culpa! Mas agora Inês é morta…
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O que nos resta a fazer é parafrasear Paulo Coelho: “… às margens do Brasil, eu sentei e chorei…”
Apesar dessa tragédia “pré-anunciada”, existem segmentos que se destacam no meio do caos. Neste caso, estamos falando dos carros eletrificados!
Nestes primeiros 75 dias de 2022, as vendas de veículos eletrificados alcançaram a marca de 7,35 mil carros vendidos, contra 3,65 mil no mesmo período do ano passado.
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Praticamente dobramos as vendas de veículos eletrificados no começo deste ano. Se levarmos em consideração que o mercado registra retração de quase 25%, esse é um MEGA resultado.
Hoje, no mercado brasileiro, o carro eletrificado é responsável por 2,5% das vendas!
E aí, entrou a nossa curiosidade…
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Ter 2,5% das vendas totais é uma boa marca! Mas o Brasil é um país continental. Logo, essa marca não pode ser linear, já que existem diferentes “Brasis” dentro do Brasil. A pergunta é: onde se encontra o consumidor desse tipo de veículo?
Por exemplo, nos EUA, o carro eletrificado corresponde por 4% das vendas. Mas no estado da California esse percentual é de 14%, enquanto no Mississipi, de 1%.
A resposta para a primeira pergunta é mais do que óbvia. Mais de 50% das vendas de carros eletrificados acontecem na região Sudeste. Em seguida, temos a região Sul com 18%, Nordeste (surpresa!) com 13,9% e a região Centro-Oeste, com 13,6%.
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Mas não basta isso. Temos que trazer todos para a mesma base. Então, questionamos qual é a participação do carro eletrificado por estado.
E aí as respostas foram mais interessantes!
Na primeiríssima posição como a unidade da Federação Brasileira que mais consome esse tipo de carro temos: o DISTRITO FEDERAL (também era óbvio… o maior PIB per capita do país se encontra aqui). No DF, 4,2% de todos os carros vendidos foram com essa motorização.
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E São Paulo, a “locomotiva do país”? Quinta posição!
Depois do DF, temos Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e, aí sim, São Paulo.
E São Paulo está na quinta posição só com um “focinho” de vantagem para o Mato Grosso do Sul.
E, apesar da grande maioria dos carros eletrificados irem para a região Sudeste, as melhores marcas de participação se encontram na região Centro-Oeste e Sul.
E quem é o nosso lanterninha?
Minas Gerais, com ínfimos 1,1% de participação. Mas aqui rola um desconto: o número de MG é inflado para cima por causa das compras das locadoras. Logo, a participação do estado sempre será baixa. Se excluirmos esse volume, ele tenderia a ficar entre 1,8% até 2,2%.
Então, já que MG é “café com leite”, temos na rabeira da nossa classificação todos os estados do Norte.
Se olharmos bem o gráfico, as sete piores marcas são da região. A média é 1,79%, variando entre 1,93% (Amazonas) até 1,26% (Roraima).
É como falamos: existem “n” Brasis dentro do Brasil!
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