Apesar do ano sofrido no mercado automotivo, vendas de carros eletrificados avançam 34% em 2022

O crescimento do mercado de eletrificados vem sendo constante no Brasil. E, a cada ano que passa, mais marcas e modelos entram nessa festa

Raphael Galante

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Caros leitores, digníssimas leitoras,

No sofrido mercado automotivo, sempre existem alguns segmentos que se destacam.

Apesar de o setor registrar queda de 13% nas vendas em 2022, sendo esse o pior resultado dos últimos 15 anos, existem alguns nichos que estão se sobressaindo.

Continua depois da publicidade

E um dos destaques deste ano é o crescimento do mercado de carros eletrificados. Quando falamos em carros eletrificados, estamos falando daqueles veículos 100% elétricos, bem como de todos os outros híbridos (plug-in ou não).

No período de janeiro a julho, tivemos mais de 23,4 mil carros eletrificados vendidos, contra 17,5 mil no mesmo período do ano passado. Ou seja, o mercado de carros eletrificados registra crescimento de quase 34% neste ano.

Além disso, a participação de vendas dos carros eletrificados sobre o total segue a trajetória de crescimento Buzz Lightyear: “Ao infinito e além!”: neste ano, 2,3% dos carros vendidos foram com esse tipo de motorização.

Continua depois da publicidade

Mas, como a gente vive num Brasil com vários Brasis, é lógico que a penetração dos carros eletrificados não é assim tão homogênea.

Por exemplo, no Distrito Federal, mais de 4% das vendas já são de carros eletrificados. Já em Roraima, esse percentual é de apenas 1,15%.

Por se tratar de um produto com alto valor agregado, é natural que exista uma maior concentração de vendas no famigerado eixo Sul-Sudeste. E de fato é isso mesmo que acontece.

Continua depois da publicidade

Apenas devemos considerar a inclusão do Distrito Federal e a exclusão de Minas Gerais, que possui uma certa distorção nas vendas devido às compras das locadoras.

Sente o drama:

Apesar de só falarmos de 2,3% das vendas de veículos eletrificados, o crescimento do mercado é constante. E, a cada ano que passa, mais marcas e modelos entram nessa festa.

Continua depois da publicidade

A procura cada vez maior vem sendo pelo carro 100% elétrico. No ano passado, tivemos 35 modelos diferentes de carros 100% elétricos vendidos no mercado brasileiro. Neste ano, já registramos 43 modelos diferentes de carros elétricos. Ou seja,oito novos modelos, ou um incremento de quase 23% sobre o ano passado.

Quando falamos em volume de vendas, registramos aumento superior a 300% neste ano. Entre janeiro e julho do ano passado, foram pouco mais de 900 carros vendidos. Neste ano, já ultrapassamos o volume de 3,8 mil veículos vendidos.

Isso gerou uma mudança do market share das marcas:

Continua depois da publicidade

E o mesmo fenômeno aconteceu para os carros híbridos. Entre janeiro e julho do ano passado, foram 16,6 mil carros vendidos com motorização híbrida, contra 19,6 mil neste ano. Tivemos o acréscimo de 3 mil carros neste ano, o que gerou um aumento superior a 18%.

Soma-se a isso o fato de que tivemos a entrada de novos produtos. Ano passado, o mercado brasileiro consumiu 41 modelos de carros híbridos diferentes. Neste ano, já são 49.

A grande diferença aqui é que a Toyota continua sendo a nossa “vênus platinada” no conceito de carros híbridos, com mais de 65% de Share:

E quais são os carros mais vendidos?

Na parte dos híbridos, o nosso top 10 (88% do mercado) é composto por:

1º Toyota Corolla Cross (40,9%)
2º Toyota Corolla (21,1%)
3º Volvo XC60 (5,5%)
4º BMW X5 (3,4%)
5º Land Rover Discovery (3,1%)
6º BMW X3 (3,0%)
7º Toyota Rav4 (2,9%)
8º M. Benz Classe C (2,9%)
9º Kia Stonic (2,8%)
10º Volvo XC90 (2,3%)

Já nos eletricos, o nosso top 10 (78% do mercado) é composto por:

1º Volvo XC40 (18,2%)
2º JAC E-JS1 (10,8%)
3º Renault Kangoo (10,2%)
4º Volvo C40 (9,6%)
5º Nissan Leaf (5,9%)
6º Mini Cooper (5,7%)
7º Renault Zoe (5,0%)
8º Porsche Taycan (4,8%)
9º Fiat 500E (4,6%)
10º Audi E Tron (3,9%)

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.
Ou me segue lá (onde sou menos perdido) no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.

Ou me segue lá (onde sou menos perdido) no FacebookInstagramLinkedin e Twitter.

Autor avatar
Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva