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Este ano, no setor automotivo, independentemente do segmento, o que vamos vivenciar será uma série de quebras de mitos ou paradigmas.
Como mostramos, por exemplo, no post anterior, temos a FORD que, de eterna quarta colocada, caiu para a sexta, sendo ultrapassada pela Hyundai e Toyota.
Agora o exemplo vem do segmento de motos.
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O que acontece com o pessoal de duas rodas? Bem… o conceito que temos, é que o mercado de motos era Honda e Yamaha; depois tinha um monte de gente que era “café com leite”.
Como era o mercado de motos?
Você tinha a Honda com o seu “monopólio” de quase 80%, e na segunda posição a Yamaha, com seus 12%. Depois, quase uma dúzia de empresas que se estapeavam pelos 8% que restavam.
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Essa divisão do mercado entre Honda e Yamaha estava tão consolidada, mas tão consolidada, que nunca cogitou-se que isso fosse mudar. Mas, o que aprendemos?
Que nunca devemos dizer nunca!
A partir do segundo semestre do ano passado, com ênfase mais forte nas vendas dos últimos meses do ano, por mais inacreditável que possa parecer, teve uma marca que “roubou” a segunda posição da Yamaha! Quem foi? Foi a xingling, oops… a Shineray!
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Se olharmos o Share dela desde janeiro do ano passado, e apurarmos com os dados de vendas até ontem, percebe-se que ela passou de um insignificante share de 0,9% para estrondosos 11,1% em janeiro deste ano! Além deles terem passado a Yamaha – a eterna segunda marca, há três décadas – ela roubou um montão de share da Honda.
SHARE | jan/15 | fev/15 | mar/15 | abr/15 | mai/15 | jun/15 | jul/15 | ago/15 | set/15 | out/15 | nov/15 | dez/15 | jan/16 |
Honda | 79,92% | 79,88% | 80,84% | 80,82% | 82,24% | 82,01% | 82,41% | 80,78% | 78,82% | 77,33% | 67,53% | 66,41% | 64,31% |
Yamaha | 13,14% | 12,63% | 12,06% | 11,76% | 10,65% | 10,85% | 10,57% | 10,76% | 10,97% | 10,92% | 9,90% | 9,28% | 10,27% |
Shineray | 0,92% | 0,90% | 0,82% | 0,81% | 0,72% | 0,80% | 0,76% | 1,08% | 1,75% | 2,31% | 6,51% | 9,84% | 11,08% |
Outros | 6,02% | 6,60% | 6,28% | 6,62% | 6,39% | 6,35% | 6,25% | 7,38% | 8,46% | 9,45% | 16,06% | 14,47% | 14,35% |
Mas qual foi o milagre dela?
Usando a máxima de que: NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA… principalmente se tratando dos xinglings 😀
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E foi isso que eles fizeram! Como assim?
O mercado de motocicletas, lá no início dos anos 90, quando começou a crescer fortemente, era alicerçado em três fatores (o qual, elas, Honda e Yamaha se esqueceram um pouco da receita de sucesso). E quais eram os três pilares?
Voltando um pouco no tempo, no inicio dos anos 90, a situação da população brasileira era “meio complicada”: tivemos o confisco das poupanças – Collor, o início da URV/Real; e a ascenção das classes sociais. Como a nossa economia está “um pouco complicada”, voltamos a uma situação parecida!
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E a Shineray se aproveitou disso e usou a receita de sucesso deles, que era:
- Produtos de baixo valor
- Produtos de baixa cilindrada
- Vendas via consórcio.
Lá nos anos 90, a Honda cresceu fortemente com a sua C100 Dream e depois com a Biz. Além disso, teve um período de quase 5 anos que ficaram sem reajustar os preços, e o consórcio é a chave principal para atender essa camada da população que não tem acesso a crédito e, para piorar, a maioria dos bancos não faz mais financiamento para motos.
Por mais que a Shineray tenha um leque de produtos variáveis, o sucesso absoluto é a sua “cinquentinha”, produto que atende os dois primeiros itens.
E o consórcio? Não, eles não possuem administradoras como a Honda e a Yamaha que trabalham excelentemente este produto! Tirando a Honda, que é o nosso ponto fora da curva, onde ela entregou 38% da sua produção via consórcio, a Shineray encerrou o ano de 2015 com 20% de suas vendas através do consórcio, bem mais que a Yamaha com seus 16%! E, o mais legal de tudo: ELES NÃO POSSUEM UMA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO, eles vendem os seus produtos com a carta de crédito das outras administradoras!
Essa perda da segunda posição da Yamaha é histórica! O ponto é saber o quão preparado está o pessoal da Shineray para seguir nessa toada e aguentar a pressão que virá da Honda e da Yamaha, pois pode apostar: essa pressão virá, e eles não vão deixar barato esse “sassarico” da Shineray…
O ano promete muitas emoções para o setor automotivo! Haja coração!!!