Publicidade
A utilização de robôs investidores no MetaTrader 5 traz muitas vantagens e comodidades para o trader, as principais vantagens já foram até listadas no infográfico “Robôs de Investimentos: As Principais Vantagens”.
Apesar de todas as facilidades, é preciso tomar alguns cuidados para que o robô funcione corretamente e você não tenha nenhuma surpresa desagradável.
Muitas das observações listadas podem até parecer muito óbvias, mas acredite, até mesmo os traders mais experientes podem cometer estes erros.
Continua depois da publicidade
1. Verifique a conexão com a corretora
Muitas vezes ligamos nosso robô fora do horário do pregão, quando não tem cotação, e uma desconexão com o servidor pode não ser percebida. Para ter certeza verifique sua conexão na barra de status no canto direito inferior. Se estiver verde, está conectado, caso esteja vermelho teve algum problema na conexão.
Status verde indica que está conectado
Continua depois da publicidade
2. Ative a Negociação Automatizada
Para que o robô realize as operações é necessário que a “Negociação Automatizada” esteja habilitada no robô e no terminal.
Continua depois da publicidade
Habilitando no robô
Abra as “Propriedades do robô…” e na aba “Comum” marque a opção “Permitir Negociação Automatizada”.
Ativando “Negociação Automatizada” no robô
Habilitando no terminal
Na barra de ferramentas clique no botão “Negociação Automatizada”, quando estiver ligado ele aparecerá conforme imagem abaixo.
Continua depois da publicidade
“Negociação Automatizada” ativada no terminal
Para confirmar que o robô o está com “Negociação Automatizada” ativada basta verificar no ícone do robô no canto superior direito do gráfico. Se estiver conforme imagem abaixo ele estará ativo.
Continua depois da publicidade
Caso esteja ativo o ícone aparecerá verde
3. Verifique seu saldo
Lembre-se de no início do pregão verificar o saldo e margem disponíveis no seu MetaTrader 5 e observe se é suficiente para as operações com seus robôs. Para verificar o saldo acesse:
Caixa de Ferramentas (Ctrl + T) > Aba Exposição
4. Verifique sua latência
Resumidamente, latência é o tempo que o seu computador demora para se comunicar com o servidor da corretora. Ou seja, quanto maior, pior. Para verificar a sua latência acesse:
Arquivo > Abrir uma Conta…
Verificando a latência
Verifique o “Ping” do servidor em que está conectado. A interpretação de latência alta ou baixa depende de muitos fatores, mas se você tem uma latência abaixo de 30 ms normalmente já é considerada boa. Caso queira entender um pouco melhor leia este artigo: “Minha Conexão com o MetaTrader é rápida o suficiente?”
5. Apenas um robô por ativo
Falando no caso das operações através do MetaTrader 5 na XP Investimentos, não é possível colocar dois ou mais robôs no mesmo ativo, ao mesmo tempo e na mesma conta. Isto pode afetar completamente a lógica do robô trazendo prejuízos inesperados. Portanto, antes de deixar seu terminal com o robô operando verifique se realmente tem apenas um por ativo.
6. Não utilize outros homebrokers
Quando está rodando um robô no MetaTrader 5 você não pode negociar este mesmo ativo em outro homebroker e ao mesmo tempo. Isto também afeta a lógica do robô, uma vez que o MetaTrader 5 não reconhece as ordens executadas fora dele.
7. Não realize negociações manuais juntamente com robô
Analogamente aos itens 6 e 7, realizar operações manuais em ativos que já têm um robô operando, mesmo que no próprio MetaTrader 5, pode fazer com que ele realize operações não desejadas. Portanto, se por algum motivo de emergência você tenha que fazer alguma operação manual, primeiramente feche o robô ou desative a negociação automatizada, e só depois realize a operação desejada.
Estes são apenas alguns cuidados. Para não ter nenhuma surpresa desagradável não deixe de monitorar o seu robô, nem que seja apenas algumas vezes ao dia. Quanto antes descobrir o problema, menor será seu prejuízo.
You must be logged in to post a comment.