Automatizando operações discricionárias

Nesse post discute-se como utilizar ferramentas de negociação automatizada para auxiliar as operações discricionárias de um trader.

Rodrigo Malacarne

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Operações automatizadas estão, de fato, tomando conta dos mercados financeiros mundiais. O que já é uma prática nos maiores mercados globais, está agora tomando conta também do mercado financeiro brasileiro.

Parece que a negociação automatizada veio pra ficar. Entretanto, por mais que tenhamos um número cada vez maior de usuários migrando para a negociação automatizada, a imensa maioria dos traders ainda opera de forma discricionária, ou seja, fazendo análises do mercado, “acompanhando” as cotações e emitindo ordens de forma manual.

Engana-se aquele que pensa que o trader discricionário sempre tem uma desvantagem com relação aos robôs investidores. Seja por conta da menor velocidade na hora de enviar uma ordem, ou seja por conta do medo, ganância e outros sentimentos que afloram durante o trade.

Continua depois da publicidade

Justamente nesse momento tão importante para o mercado brasileiro, onde , de um lado, alguns usuários ainda fazem uso das tradicionais operações discricionárias, com ferramentas pouco eficazes e lentas, e, de outro, outros usuários deixam suas contas completamente administradas por robôs investidores, é que começam a surgir ferramentas que fazem a ponte entre esses dois extremos.

Tais ferramentas são uma mistura de robôs investidores com as tradicionais boletas, que, desde sempre, precisam ser preenchidas com as informações mínimas exigidas pela bolsa para permitir o envio de ordens.

Hoje em dia essas boletas de modernizaram… a ideia é fazer com que a análise do trader discricionário (que, até que se prove o contrário, ainda não foi substituída por robôs) receba o auxílio de modernas ferramentas de negociação automatizada, que podem fazer todo o acompanhamento do mercado e ainda o gerenciamento pós-trade, sendo que apenas o início da operação foi gerado pelo trader, de forma discricionária. Todo o resto é feito pelo sistema semi-automatizado.

Continua depois da publicidade

Nesse aspecto, a DeltaTrader desenvolveu a Boleta Delta, um sistema de negociação semi-automatizada do tipo “boleta”, onde as operações são iniciadas de forma discricionária, mas que fornece toda uma gama de ferramentas pós-trade que são capazes de dar uma vantagem competitiva para o trader que ainda gosta de acompanhar o mercado e fazer suas operações de forma manual.

É a inovação tecnológica atuando em favor dos traders discricionários. Acreditamos que, mesmo com a introdução dos robôs mais modernos, ainda existe e existirá muito espaço para traders discricionários no mercado. E a Boleta Delta é, atualmente, a nossa grande contribuição para os traders que ainda não abrem mão de suas análises e leituras do mercado.

Esperamos que gostem! Forte abraço a todos,

Continua depois da publicidade

Rodrigo L. Malacarne

Mestre em Finanças pela Humboldt-Universität zu Berlin.Trabalhou na área de Fusões e Aquisições do Deutsche Bank (Frankfurt, Alemanha) e durante 8 anos como operador de bolsa na corretora Uniletra e agente autônomo na Valor Investimentos (afiliada da XP Investimentos). Atualmente é docente em cursos de graduação e pós-graduação na área de Finanças e Diretor da DeltaTrader, onde desenvolve pessoalmente sistemas de negociação automatizada, tanto proprietários quanto para clientes, voltados para o mercado financeiro brasileiro.

++++++++++++++++++++++++++

Continua depois da publicidade

Link para download: www.deltatrader.com.br/boletadelta/

Abaixo o vídeo de lançamento da versão 2.10.