Quanto o seu UX atrapalha seu SEO? (Pode ser bem pior do que você pensa)

Isso pode até te surpreender, mas esse incrível site, com um belo design e ótima experiência de usuário que levou meses para ser construído, pode estar causando sérios problemas ao seu SEO, impactando negativamente no seu posicionamento de busca.

Neil Patel

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Isso pode até te surpreender, mas esse incrível site, com um belo design e ótima experiência de usuário que levou meses para ser construído, pode estar causando sérios problemas ao seu SEO, impactando negativamente no seu posicionamento de busca.

Se você não for cuidadoso, UX e SEO podem entrar em conflito. Vou explicar como você pode fugir desse problema.

Primeiro, o que é User Experience?

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A User Experience, ou simplesmente “UX”, do seu site tem haver com a percepção e resposta do usuário a elementos do seu site, resultando em ações de uso relativo à ele.

O conceito vem da ciência cognitiva e pesquisadores de UX Norman e Nielsen, que foram os pioneiros em explicar a importância de um design focado no usuário.

Para simplificar, UX é como o usuário se sente quando interage com seu site. Isso inclui design, usabilidade, acessibilidade, marketing e performance.

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Listo agora 5 formas de seu UX danificar seu trabalho de SEO:

Seu UX faz usuários voltarem aos resultados de busca

Pode tomar muito tempo para acertar na construção de suas landing pages e obter uma boa visibilidade orgânica.

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A última coisa que você deseja é jogar esse trabalho fora.

Infelizmente, é o que muitos profissionais de marketing fazem quando criam páginas de captura com um péssimo design de UX.

Por exemplo, vamos supor que você tem um formulário de opt-in com diversos campos, onde você gera muito tráfego orgânico. Possivelmente esse registro é para um site ou uma oferta especial, talvez para um evento.

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Quando você exige muita informação para o seu usuário se cadastrar, você irá experimentar uma grande perda nas conversões e um alto número de usuários que clicam no botão de voltar para os resultados da busca, aumentando seu bounce rate.

Seus usuários podem pensar “preciso mesmo completar esse formulário inteiro agora?” então eles saem da página.

Isso causa um impacto na “duração média da sessão” que é um fator importante de posicionamento para o Google.

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Ele informa ao algoritmo que o seu site não entregou uma solução ao usuário baseado no termo que ele pesquisou. Se isso acontece com freqüência, então irá impactar negativamente seus esforços de otimização para aqueles termos pesquisados.

Pesquisa e testes em UX demonstraram em vários casos que é melhor parcelar em vários passos um longo processo de registro. Primeiro, peça o mínimo possível de informações (como nome e e-mail) e mova o usuário por um funil. Aí então você pode pedir mais informações.

Isso reduzirá o número total de pessoas que irão sair do seu site, de volta para os resultados de busca, e você conseguirá gerar mais leads no processo.

Você está dando muitas opções

Você deve pensar que é melhor dar liberdade ao usuário, opções, para que ele possam escolher qual é a melhor para eles. Mas isso não é sempre o caso quando falamos sobre conteúdo.

Um exemplo para isso é com o compartilhamento de conteúdo. Vejo isso o tempo todo, quando artigos inserem opções de compartilhamento em um longa lista de redes sociais junto com uma (ou mais) chamadas para ação, artigos recomendados, etc.

O que você está realmente fazendo é pressionando seu público com muitas escolhas. Psicólogos chamam isso do “paradoxo da escolha”.

Quando nos deparamos com uma longa lista de opções e precisamos escolher uma, geralmente temos problemas em tomar a decisão, quando comparada com uma lista curta de opções. Isso se aplica a escolher o prato no restaurante, fazer compras e até mesmo, compartilhar conteúdo.

Dê muitas opções e eles estarão menos inclinados em compartilhar seu conteúdo. Você perde os benefícios do SEO que vem com o crescimento da sua visibilidade social e também os links para conteúdo que, de outra forma, clivariam se tivessem menos opções.

Dar muita ênfase em imagens

Imagens são importantes, mas elas não são tão importantes ao ponto de você deixar de lado suas páginas só de texto.

Imagens possuem a capacidade de contar uma boa história, mas quando seu UX fica com problemas, como por exemplo: banco de imagens genéricos para contar o que você faz, contra, utilizar uma excelente redação, então você está aleijando seus esforços de SEO.

Além disso, afeta sua credibilidade.

Mesmo com imagens únicas e poderosas para ajudar no seu engajamento com o usuário, e futuramente, suas conversões; você ainda precisa ter um bom conteúdo com uma tipografia diferenciada. Usar corretamente título e sub-títulos é importante para o SEO e resultados orgânicos.

Manter todo conteúdo antes da dobra

O consenso é que usuário não gostam de rolar, e por isso, todo conteúdo relevante deve ficar acima da dobra. Isso é um mito que está impaciento negativamente em seu SEO.

Isso lhe deixa com quase nenhum espaço para fazer uma otimização on-page.

Pessoas rolam a página, sim. Na verdade, marketing de conteúdo tende a alcançar sucesso com conteúdo longo, e isso comprova que pessoas estão dispostas a ir até o final, em busca de bom conteúdo. Você ainda pode criar uma experiência de usuário diferenciada, enquanto alavanca SEO para longos conteúdos.

Posicione poucos itens com mais espaço negativo no topo para criar um layout mais harmônico, algo que chame a atenção para o seu conteúdo.

Não saber como sua audiência utiliza sites

Você nunca irá criar um design baseado no que você acha que ficaria melhor. O mesmo vale para o conteúdo que será publicado. Parte de uma boa experiência de usuário, é entender como sua audiência usa seu site e como se comportam uma vez que o acessam.

Se você não sabe como eles usam seu site, você não sabe como entregar o melhor conteúdo para eles. Isso impacta diretamente na duração média da sessão, no tempo da sessão, assim como nos compartilhamentos do seu conteúdo; que deveria fazer um papel importante na sua estratégia de SEO.

Para melhorar isso, utilize mapas de calor para entender o comportamento de cliques da sua audiência. Você receberá insights em como melhor alavancar a performance do seu conteúdo e também melhorar a experiência do usuário no seu site.

Isso os deixará mais tempo engajados, ajudará a encontrar soluções mais rápido e irá suportar sua estratégia de SEO.

Conclusão

As vezes essas “pequenas coisas” dentro de seu design e experiência do usuário irão impactar seu engajamento e SEO. Você pode fazer pequenas alterações para evitar esses problemas mencionados acima, afim de criar uma melhor experiência para seu público.

Você já melhorou a usabilidade do seu site e sua experiência de usuário? Você já notou mudanças no seu posicionamento no rank de busca?