Uma das mais firmes tendências em crescimento na indústria do marketing digital é o growth hacking.
O termo é desprezado por alguns, usado exageradamente por muitos, e mal compreendido por outros.
O termo, como eu uso, é usado para descrever um negócio que está decidido para crescer e utilizando inovações, métodos não tradicionais para alcançar esse crescimento.
Desde que Sean Ellis criou o termo em 2010, growth hacking tem emergido de suas posições como um clichê do Vale do Silício, em uma tendência de paradigmas destruídos.
Como a constante mudança da indústria do marketing digital, growth hacking está experimentando seu próprio constante movimento.
Quais são as tendências que estão varrendo o growth hacking? E onde estas tendências estão nos levando?
Se você pode ficar adiante destas tendências, nós seremos mais capazes para capitalizá-los e melhorar nosso próprio negócio como um resultado. Aqui está onde growth hacking está indo e o que nós podemos esperar para ver em um ano.
1. Veremos mais “grown hacker”
Andrew Chen, um reconhecido líder do growth hacking, escreveu:
“O novo trabalho “Growth Hacker” está integrando ele mesmo junto com a cultura do Vale do Silício”.
Quem são os novos growth hackers? Quais são suas origens, experiências, treinamentos e conjunto de competências?
Surpreendentemente, eles vem de nenhuma indústria e possuem uma gama de competências. Muitos são programadores ou codificadores, que com suas mentes analíticas conseguem ver maneiras de viralizar produtos com métodos tecnológicos.
Outros growth hackers são decididamente redatores não-técnicos e estrategistas contentes. Sua perspectiva holística permite a eles usar uma mentalidade estratégica de novos projetos para o caminho do crescimento.
Não importa sua origem, esta é a turma que está pertubando todo o marketing da indústria com inovadoras e imbatíveis maneiras para melhorar o negócio.
2. Otimização de conversão será uma necessidade, não um luxo.
Uma das mais consistentes ferramentas no conjunto de competência do profissional é a otimização de conversão.
A otimização de conversão ou CRO tem sido parte da área de marketing por muito tempo, mas é comumente uma tendência pouco entendida e pouco utilizada.
Não é mais assim. A otimização de conversão será tão rotineira como a SEO e o marketing de conteúdo. A fim de ter sucesso, um negócio não deve simplesmente obter mais visitantes, clicks, compromisso e conteúdo. Em vez, eles precisam aumentar a conversão dos visitantes e o envolvimento dos que eles já tem.
3. Integração é a chave.
Se você examinar os modelos de growth hacking nos últimos anos, você verá um tema comum: integração.
Integração é mais que um simples corte. É uma estratégia.
Deixe-me dar alguns exemplos para explicar:
Airbnb é um dos quintessenciais exemplos de growth hacking. Seu estouro aconteceu quando eles hackearam Craisglist, essencialmente integrando suas listas com uma plataforma disponível.
Dropbox, outro caso de estudo de growth hacking, integrado com contatos do Gmail para permitir os usuários compartilharem o Dropbox com seus amigos.
Os logins das redes sociais são uma massiva forma de integração, permitindo os usuários usarem e acessarem um produto usando a seguridade e familiaridade de um perfil da rede social.
Quer seja uma integração tradicional ou um outro método, a integração é o ingrediente para o sucesso do growth hacking.
4. Growth hacking será mais barato.
Deixe me declarar o óbvio: Startups não possuem muito dinheiro.
Dinheiro em espécie é em uma premiação, mas o startup é esperado para crescer.
Como isto pode ser feito? A simples resposta é: pelo growth hacking.
Agora, só para ser claro, growth hacking não é de graça. Não deixe a palavra “hack” te enganar. Sempre custará dinheiro para contratar um grande talento e usar ferramentas poderosas.
Contudo, growth hacking pode ser feito com um orçamento limitado. Por isso startups dependem de um growth hacker para começar.
Com o passar do tempo, growth hacking vai depender mais de uma abordagem estratégica que permita o crescimento sem grandes gastos.
5. O crescimento se tornará entralaçado como uma organização de DNA.
Por muito tempo, o marketing tem sido diferenciado por outros aspectos de negócios. Geralmente, você ouve de um “departamento de marketing” diferentemente de, dizer “desenvolvimento”.
Esta distinção é importante para um quadro de organograma, mas pode impedir o crescimento de um negócio. Quando marketing é separado de todos as outras atividades de um negócio, a empresa está prejudicando seu próprio potencial de crescimento.
Growth hacking gira este paradigma tradicional para a direção contrária. A essência do growth do marketing é um growth de mentalidade que encontra-se em cada canto do negócio.
- O atendimento ao cliente deve ser executado com growth em mente.
- O desenvolvimento deve ser liderado com growth em mente.
- Os designers gráficos precisam ter growth em mente.
- Os programadores precisam estar programando com growth em mente;
Growth hacking não é um pequeno aspecto que o time do marketing faz. Growth hacking é a chave para um enorme desbloqueio, para melhorias virais em todo aspecto da organização.
Uma organização com uma mentalidade growth hacking estará no futuro da competição, mesmo se seu produto for inferior ou sua equipe menos talentosa.
Conclusão
Como seu negócio está no growth hacking? Você está adotando suas táticas e desencadeando seu potencial, ou você ainda está em uma longa caminhada junto com os métodos tradicionais de marketing?
O marketing tradicional tem seu lugar. E isso tem seu valor em alguns lugares, entre algumas audiência e em algumas ocasiões.
Mas o futuro do marketing digital está nas tendências do growth hacking que nós estamos vendo. Agora é hora de aguçar suas dicas de growth hacking, aprender algumas técnicas e soltar o poder do growth hacking no seu negócio.
Qual metódo do growth hacking você está usando para melhorar seu negócio?