QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

A qualidade de vida no ambiente profissional é essencial para o desenvolvimento do colaborador

Carlos Wizard Martins

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Muito se fala em qualidade de vida. O termo, certamente, parece simples de ser resumido e explicado, já que se refere a um modo de vida satisfatório, incluindo em sua esfera o bem-estar físico e psicológico, o autoconhecimento e, até mesmo, a convivência em sociedade. Além disso, há também outro ponto a ser mencionado: a concretização de sonhos. Aqui vale ressaltar que a busca por melhorias em nossa vida é uma constante. Isto porque, à medida que uma necessidade é satisfeita, outras e outras vão surgindo, ao passo que haverá momentos em que sempre nos sentiremos realizados.

Por falar em realização, o ambiente de trabalho é um dos locais mais propícios para a conquista profissional, o que, consequentemente, implica em realização pessoal, desempenho, motivação, qualidade de vida, etc. Cada pessoa, quando se trata de sua carreira, tem necessidades diferentes e o nível de sua qualidade de vida na empresa depende sim, do atendimento dos próprios objetivos. Independente do cargo, função ou profissão, os funcionários que normalmente estão satisfeitos em seus empregos, dizem ter alta qualidade de vida. Já os que estão infelizes neste ambiente, afirmam ter baixa qualidade de vida.

Embora as condições varie de pessoa para pessoa, alguns fatores mínimos são fundamentais, como por exemplo, os equivalentes à saúde e alimentação, que são mais específicos. Mas, o que não se deve esquecer também é respeito e o nível de tratamento de forma justa e educada entre os funcionários. O que fazer então, para manter o bem estar numa organização? Em primeiro lugar, é imprescindível escolher uma atividade que atenda às suas ambições e que o desafie. Em seguida, busque qualificações que o farão crescer na empresa, e por fim, preste atenção à sua volta, à forma como interage com outros colaboradores fazendo com que o ambiente se encaixe em um nível saudável de se viver. Lembre-se, a busca pela qualidade de vida no ambiente corporativo é uma estratégia que se apoia entre todos: clientes, empregados e fornecedores. Isso é o diferencial para que qualquer empresa e seus funcionários alcancem seus objetivos de forma contínua.