Publicidade
Fundos exclusivos opção certa para grandes investidores!
O que é Fundo Exclusivo?
Na hora de investir e cuidar do seu capital, opções de investimentos não faltam. Existem diversas alternativas, como aplicar no mercado de ações, investir em CDBs, Tesouro Direto, adquirir imóveis, entre outros. Porém, cada vez mais os investidores estão buscando aplicações mais alinhadas às suas expectativas e objetivos, preferindo investimentos com uma gestão de recursos mais profissional e menos exposta a riscos.
Nesse cenário, são os fundos exclusivos, feitos sob medida para cada investidor, quando um investidor cria um fundo exclusivo, o fundo passa a possuir um CNPJ próprio, quase como se fosse uma empresa com um único dono, por esse motivo, o investidor deixa de investir como pessoa física. Os investimentos são feitos para atender especificamente o perfil de risco e objetivos de rentabilidade do investidor, em um fundo de investimentos comum a decisão de investimentos fica totalmente concentrada nas ações de seu gestor. Porém, em um fundo exclusivo, o cliente tem total ciência sobre as estratégias e operações a serem e pode participar mais ativamente da gestão do fundo, tomando decisões e sendo assessorado por um profissional especializado em gestão de riquezas.
Continua depois da publicidade
O fundo exclusivo pode ser “fechado”, assim as movimentações como resgates e aplicações (integralizações e amortizações), mas não há incidência de imposto de renda durante o prazo de vigência do fundo, somente quando o fundo for finalizado. O resultado disso, é que a rentabilidade fica muito maior do que o que seria alcançado caso fosse aberto. Vale lembrar que fundos de investimento não exclusivos tem pagamento de come-cotas semestral, o que não acontece com fundos exclusivos.
Um fundo exclusivo tem algumas vantagens sobre aplicar diretamente como pessoa física, sendo as principais: tributária, sucessão e gestão dos investimentos.
Vantagens na Tributação
O fundo exclusivo não paga imposto de renda pelas movimentações internas que realiza. Os recursos podem ser migrados de um ativo para outro dentro do fundo sem que haja incidência impostos ou custos adicionais, o que acaba aumentado as possibilidades de aplicações sem prejudicar a rentabilidade. Também não existe incidência da tributação por “come-cotas”, onde o imposto a ser pago é descontado semestralmente por meio da redução de cotas. Nos fundos exclusivos o imposto de renda só é descontado apenas na amortização (uma vez por ano, dependendo do caso) e na sua liquidação. Isso permite que a quantia a ser paga em tributos permaneça investida até o prazo de vencimento do fundo, aumentado assim ainda mais os rendimentos do mesmo.
Continua depois da publicidade
Estrutura Operacional Simplificada
Os fundos exclusivos, por terem apenas um único valor de cota, permitem o acompanhamento da rentabilidade e do valor investido de uma forma mais fácil. Além disso, eles permitem que o investidor possa mover seu fundo diretamente de uma instituição gestora para outra se estiver insatisfeito, evitando assim que o fundo seja encerrado para ser reaberto em outro lugar. Os investidores também podem trocar o administrador ou custodiante responsável pelo fundo quando quiserem, sem ter que resgatar e mover os valores que foram investidos de uma instituição para outra.
Facilidade no Planejamento Sucessório
Os fundos de investimento exclusivos podem também funcionar como uma ótima ferramenta para facilitar a organização de heranças. Colocando seu patrimônio em um desses fundos, é possível doar as cotas do mesmo para os herdeiros ainda em vida, orientando como eles vão usufruir desses bens e evitando assim o processo do inventário. O titular do fundo ainda pode determinar que alguns bens não sejam vendidos ou que os herdeiros só consigam usufruir deles após certa idade, entre outras coisas. A doação de cotas é realizada normalmente, por meio de registro em cartório, após o pagamento do imposto sobre doações (ITCMD), no valor de 4%.