Publicidade
A Grendene divulgou resultados do 4t16 bastante consistentes.
Apesar da crise que o país passou ao longo de 2016, a empresa continuou entregando resultados e preservando suas excelentes margens.(Margem Bruta 48,7% em 2016 versus 48,4% em 2015 e Margem Líquida de 31% em 2016 versus 27,4% em 2015)
Em entrevista aos investidores, o diretor de RI reiterou a qualidade da gestão trazendo algumas informações relevantes que merecem destaque:
Continua depois da publicidade
1) A queda das exportações de mais de 29% foi forte. Porém, a empresa optou em não vender abaixo do preço que considerava vantajoso para ela (R$18 o par no 4t15 versus R$16,76 o para no 4t16). Isso mostra a maturidade e a excelência da administração. Se o preço, em função do câmbio, não for vantajoso para a rentabilidade não se vende. Clara demonstração de solidez financeira.
2) Caixa de R$1,568 bi. – Na crise todos dizem: O Caixa é Rei. Pois foi o que aconteceu neste ano para a Grendene. Rendendo em média 104% do CDI, gerou uma receita financeira que garantiu a rentabilidade do patrimônio líquido de 25% a.a. Excelente neste período de crise.
Na medida em que a economia retome o crescimento, a Grendene poderá usar este caixa para financiar seus clientes, e assim consolidar seu market share, ou mesmo aumenta-lo.
Continua depois da publicidade
3) Dividendos – Com um caixa tão relevante, a empresa vem distribuído dividendos neste período todo de crise estando entre as empresas que mais entregam resultados para os seus acionistas no Brasil.
4) Marcas – O Diretor de RI lembrou que cada uma das marcas da empresa vem se consolidando dentro de seus market share, dando destaque para a marca Ipanema, que se mantém na vice-liderança em sandálias de dedo, tendo apenas 15 anos de atuação, ganhando a cada ano mais mercado da líder.
Diante desses destaques pinçados do último resultado, continuamos muito entusiasmados com a empresa, que nunca deixou de entregar ganhos aos seus acionistas, se adaptando a qualquer circunstância de mercado.
Continua depois da publicidade
Até mais!!!