Publicidade
A reflexão que está sendo trazida à tona será capaz de tirar o sono de muitos empresários. Um dos grandes questionamentos instigados pelo Grupo é: O que as pessoas – sendo clientes, funcionários, franqueados e até mesmo o planeta – perderiam se sua empresa deixasse de existir amanhã? Qual é a razão pela qual seu negócio existe? Qual é o catalizador da sua motivação?
Falar sobre propósito é trazer de volta a inspiração e a motivação para os negócios. É resgatar a origem da marca, que muitas vezes se funde com o sonho do seu fundador. As histórias inspiradoras que surgem são capazes de gerar uma transformação de dentro para fora, e engajar as pessoas envolvidas na corporação por trazer um significado para o comprometimento e dedicação diária de cada steakholder no processo. Ou seja, traz de volta a conexão emocional, um sentido maior, que transcende a compensação financeira.
A missão é “O quê”, a visão é o “Onde”. Porém o que responde nosso “Por quê”?
Continua depois da publicidade
É importante não confundir o Propósito com o tripé: Missão, Visão e Valores. O Propósito vai além. Ele tem conexão direta com a alma da organização. Não é algo escrito para o mercado ver, mas sim, um compromisso diário com a sociedade, funcionários, clientes e franqueados, é um ponto de vista e a força propulsora por trás da execução de cada ação da companhia.
Já dizia Philip Kotler, “Uma vez descoberta a característica fundadora da empresa, ela revelará o caminho para a obtenção de uma força de trabalho comprometida, de produtos e serviços mais inovadores, de clientes mais fiéis, além de aumentos substanciais nos lucros e impacto positivo na sociedade”
O propósito não se cria como um produto ou serviço, propósito é essência, ele existe antes da materialização do negócio e não deve ser confundido com a “adoção de uma causa” – não é uma ação pontual, não é definido em uma mesa de reunião como intenção de marketear a marca. Segundo Joey Reiman, autor que explorou de forma bastante elucidativa o tema, “Propósito é uma maneira única que a empresa escolhe para organizar sua contribuição para o mundo”.
Continua depois da publicidade
Para conhecer o Propósito das franqueadoras e que as tornam autênticas e diferenciadas das demais empresas no mundo, o Grupo BITTENCOURT irá premiar no 8º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios as 25 que será realizado no mês de setembro em São Paulo as redes de franquias que traduzem a essência da marca aplicada na ponta. Para participar da premiação as redes de franquias devem acessar o site e seguir as instruções da 4º edição do TOP 25 do FRANCHISING BRASILEIRO – O Propósito que Engaja de Fato.