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Por esses dias recebi um WhatsApp de um amigo que acaba de vender um domínio por R$ 75.000,00. Direto recebo mensagens e depoimentos de amigos e alunos que conseguiram vender domínios por valores altos.
Isso me incentivou a postar aqui meu primeiro artigo sobre o tema, para ajudar um pouco mais você que quer saber sobre o assunto.
Para quem quer começar um negócio na internet ou gosta de visualizar oportunidades, é fundamental entender melhor todo o processo de aquisição de um domínio. O seu domínio é o seu terreno e endereço na internet. E a escolha certa dele irá te ajudar a começar bem seus negócios no meio digital.
Sinceramente, vou te pedir uma coisa: se você gostar desse artigo ou achar que ele será útil para algum amigo, compartilhe ou marque as pessoas que também gostarão de lê-lo. E se você já gostou desse tema, desce até o final desse artigo e marque quem você acredita que queira ler agora! 🙂
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Bora lá!
Nesse artigo sobre processo competitivo de domínios, vou apresentar as novidades desse processo relativamente novo, que achei incrível da parte do Registro.br. Antes de mais nada, uma observação importante: obter um bom domínio é um dos investimentos mais importantes do seu negócio.
Uma vez ajudamos um amigo do ramo de Artesanato, fazendo a intermediação da compra e negociação do domínio mais importante que ele poderia ter em seu ramo: o Artesanato.com. Ele me perguntou um pouco antes de finalizarmos a negociação: “Você acredita mesmo que eu tenho que investir nesse domínio?”
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Eu tinha toda certeza! E hoje ele colhe bons frutos, diga-se de passagem, da escolha dele de investir nesse domínio.
Ter bons domínios é um grande ativo para qualquer negócio.
Existem algumas formas de conseguir um domínio muito valioso, e a primeira delas é registrando um bom domínio disponível. Para registrar você apenas precisa fazer um cadastro no Registro.br, ter um CPF e pagar R$40,00 por ano.
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Porém, os domínios que tem qualquer tipo de palavra-chave bem buscada ou nome interessante, provavelmente não se encontram mais disponíveis. Pense comigo: no momento em que eu escrevo esse artigo, já existem 3.992.082 domínios registrados com alguma terminação .br. (Fonte: Registro.br/Estatisticas)
Domínios como passagensaereas.com.br (que foi tomado há 10 anos atrás) e gol.com.br (com certeza a Gol Linhas Aéreas almejou muito esse domínio, que foi registrado há 18 anos atrás), são exemplos de como é importante e necessário estudar esse mercado para tomar a decisão certa a não perder algumas boas oportunidades.
Então, se grandes domínios já não estão mais disponíveis, a outra opção que temos é ir para o Processo Competitivo.
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E nesse ponto onde quero chegar é o que você vai aprender de mais valioso nesse artigo, podendo te trazer domínios muito lucrativos, assim como foi parar mim… Nesse artigo você vai ler sobre:
– Como era o processo de liberação de domínios (formato anterior) antes das novas regras;
– As novas mudanças no processo de liberação e o processo competitivo;
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– Considerações antes da compra de um domínio.
Processo de Liberação
Uma grande vantagem do domínio é te ajudar a se posicionar no Google, principalmente se for para a palavra-chave exata que você quer se posicionar.
Além disso existe o fator de presença de marca, já que as pessoas lembram do seu site com maior facilidade para voltar nele.
Um dos meus domínios mais valiosos atingiu 16 Milhões de Visitantes Únicos, sendo que 8 Milhões foram visitantes retornantes. Ou seja, que voltaram mais de 1 vez ao site.
Se o seu domínio é memorizável você já começou bem.
Então se um site é amigável para os mecanismos de buscas como Google, tendo as palavras-chave exatas da busca, e ainda é um domínio que fica na memória de quem visita…
…Você tem um domínio explosivo para um projeto!
E é exatamente por isso que alguns domínios valem ouro.
Lembro quando tentamos fazer uma proposta para o proprietário do jogos.com.br, e ele nos disse que nem por R$1.000.000,00 ele venderia o seu domínio até então. Ele sabia o valor do domínio dele. Na época já existiam mais de 20 milhões de buscas mensais similares a jogos no Google.
E não só domínios bons valem ouro! Os domínios ruins, que atrapalham a sua performance, também valem.
Pode acontecer de você estar usando um nome para o seu site que não seja o melhor (por exemplo, por não conter as palavras chave ideais para o seu negócio), e existir algum domínio disponível, no processo de liberação, que melhor se encaixaria ao seu negócio. Em alguma oportunidade, alguém (um concorrente) o detém.
Por isso fique atento também para se proteger!
Já conseguimos domínios incríveis que saíram do processo de liberação. Hoje valem centena de milhares de reais e recebem milhões de visitas.
Veja, segundo dados disponibilizados pelo site Registro.br, o aumento no registro de domínios em 5 anos:
Na imagem aumento de Registro do Domínios nos últimos anos. Reprodução: registro.br/estatísticas
Antes de você entender o Processo Competitivo, vou te explicar como era o Processo de Liberação:
Em alguns meses do ano você tem a oportunidade de participar do processo de liberação do Registro.br.
O objetivo do processo é disponibilizar nomes para domínios que estavam retidos para uso, seja por não renovação do dono ou cancelamento, ou pela constatação de irregularidades no cadastramento do titular.
Se o titular do domínio se enquadrasse em uma dessas opções citadas acima, ele tinha o período de 3 meses para pode resolver as pendências.
Caso não acontecesse, ele perdia o poder sobre aquele nome, que voltava para a lista de domínios disponíveis para registro.
As candidaturas ao nome do domínio são feitas num período de inscrições que, no caso, são divulgadas no site registro.br.
Não são aceitos novos pedidos após o prazo expirar.
Lembrando que esse procedimento acontecia três vezes ao ano, com duração de 15 dias.
Se durante o processo de liberação mais de uma pessoa demonstrasse interesse em um mesmo domínio, ninguém o levava. Ele era retido até a próxima liberação, onde estaria disponível de novo para disputa.
Se a situação persistisse por 6 processos de liberações seguidos, o nome em questão ficava retido para uso permanentemente. :/
E lá se iam grandes domínios para nunca mais serem usados (até então)…
Novas mudanças
A mudança que veio como uma grande evolução foi o chamado Processo Competitivo. É como uma fase complementar, para os casos nos quais persistissem o impasse de mais de um interessado no mesmo domínio.
Isso significa que, para os domínios disputados entre mais de uma pessoa, ao invés de serem retirados de uso, são liberados para serem disputados em leilão (Genial!).
E embora existam cerca de 10 mil domínios retidos, apenas alguns deles serão liberados para leilão a cada mês. E, junto a eles, os outros que passarão a ser disputados a partir de agora.
Tal processo vem acompanhado de algumas regras como:
– Ter um teto e uma oferta inicial para impedir que pessoas deem um lance muito alto no último minuto.
– O menor valor de oferta é R$ 50,00, com ofertas permitidas até o valor máximo daquela faixa. Seguindo a regra de incremento da tabela abaixo:
Tabela lances Processo Competitivo — Reprodução registro.br
– Caso haja uma oferta nos últimos 10 minutos do processo competitivo, será automaticamente estendido em mais 10 minutos a partir do encerramento que estava previsto.
– Esse processo competitivo tem início no momento que surgem dois ou mais candidatos ao domínio, e dura até 6 dias. Caso haja disputa por esse domínio, nas 24 horas sequentes os interessados podem dar seu lance, para que o final da disputa ocorra em dia útil.
Nós entramos em contato com um pessoa interna do Registro.br e conseguimos algumas informações que acredito que possam ser a curiosidade de muitas pessoas.
Seguem as respostas de Rubens Kuhl, gerente de produtos e mercado do NIC.br.
1) Quais foram os valores que alguns domínios foram negociados no primeiro processo competitivo? (Podem mandar uma média de 5 domínios e seus valores?)
Em função de possíveis preocupações dos novos titulares de domínios, preferimos não publicar tais informações de forma tão granular.
Mas no primeiro processo (setembro), tivemos uma mediana de R$ 750 e uma moda (valor observado com mais frequência) de R$250. Ou seja, metade das ofertas vencedores foi de até R$ 750 (e metade acima disso), e a o oferta vencedora com mais ocorrências foi R$ 250.
A média dos pagamentos recebidos nos processo de Setembro e Outubro foi de R$ 1.563,00 por domínio, mas médias são um pouco distorcidas por alguns domínios atípicos que recebem valores muito além do comum.
2) Qual foi o domínio mais caro arrematado até o momento?
Um domínio de três letras, .com.br, por R$ 80 mil.
3) Qual é o domínio mais disputado (com maior número de interessados)?
Podemos ver isto por dois critérios: número de titulares que inicialmente mostraram interesse no domínio, e número de titulares diferentes que fizeram ofertas num processo competitivo.
Um domínio da forma substantivo adjetivo (11 letras) com.br, que foi definido por R$ 33 mil e teve 97 interessados inicialmente. Mas esse não foi o domínio que teve mais ofertas. Tivemos um também da forma substantivo adjetivo (21 letras) com.br, com 9 titulares diferentes fazendo ofertas (maior número de titulares fazendo ofertas em um domínio).
E um onde 89 ofertas aconteceram até que o resultado foi definido (maior número de ofertas por um domínio). Esse domínio teve como vencedora a oferta de R$ 16.500,00.
4) O processo competitivo chegará ao fim depois que o estoque de mais de 10 mil domínios for arrematado? Novos nomes irão competir direto no leilão?
Atualmente o critério requer que o domínio já tenha passado por 3 processos sem que um novo titular seja apontado. Mudanças neste critéiro não estão previstas neste momento.
Nós aproveitamos a oportunidade para participar de um processo competitivo e esses foram alguns dos valores e domínios que disputamos:
Lances Processo Competitivo do Registro.br
“Lindos” domínios do primeiro processo competitivo que eu participei:
Horoscopo.com.br, cabeleireiros.com.com, cabeleireiro.com.br, cavalos.com.br, crm.com.br, emagreca.com.br, personalorganizer.com.br, guiasaopaulo.com.br.
Para você participar dos próximos pode acessar o link da lista:
https://registro.br/dominio/lista-processo-competitivo.txt
Outras mudanças no Processo de Liberação
– Inicialmente, apenas alguns domínios que já tenham participado de sucessivos processos de liberação, sem resolução, entrarão em processo competitivo. Os demais permanecerão retidos até o próximo processo de liberação. Ou seja, os que ficaram retidos e não passaram por nenhum processo, terão que esperar pelo próximo processo de liberação para competir.
– O processo de liberação agora passará a ser mensal e não quadrimestral.
– Antes a duração era de 15 dias, e agora passa a ser de 7 dias. A proposta é que comecem na segunda quarta-feira de todo mês.
– No ano seguinte ao leilão, a renovação do domínio passará a obedecer a regra da anuidade de R$ 40 (ou o valor de tabela com o desconto para dois anos ou mais).
Tabela desconto — Reprodução registro.br
Conclusão
O que tiramos de conclusão das mudanças no processo de liberação?
– Os nomes que não tiveram candidatos interessados continuarão, após esse processo, como disponíveis
– O nome que obteve apenas um candidato é entregue com a condição de solucionar as pendências, caso exista. Um exemplo são as irregularidades nos dados cadastrais do titular, por exemplo.
– Os nomes com dois ou mais candidatos, e que não passaram pelo processo competitivo, não serão liberados e aguardarão o próximo processo de liberação.
– Os nomes que tenham passado por processo competitivo serão registrados por seus novos titulares mediante pagamento da oferta vencedora, exclusivamente através de boleto bancário.
Mas muita atenção! O não pagamento/cumprimento da oferta realizada ocasionará em punição, que inclui a não participação de outros processos de liberação de domínios.
Considerações
A aquisição de um domínio é uma decisão importante, desde a escolha do nome até seu registro.
E com isso, algumas considerações importantes devem ser feitas antes de possuir um, já que é o seu nome e do seu negócio em jogo.
Muitas observações passam despercebidas por muitas pessoas, e elas não dão a devida importância para alguns pontos bastante relevantes.
Vamos a eles:
Tempo e reputação do domínio: tempo de domínio é um fator muito relevante para desenvolver o que já foi chamado também de um bom pagerank.
Domínios antigos tendem a já terem uma presença em compartilhamentos em mídias sociais e outros canais. Isso pode ser um ponto positivo na reputação do site.
Porém, pode acontecer do site não ter sido indexado antes ou não terem trabalhado o conteúdo nele de um boa maneira.
Para saber como o domínio foi usado antes de comprá-lo utilize o Back Way Machine.
Domínios antigos já estão fora do limbo do Google: domínios novos têm mais dificuldades para obter uma classificação satisfatória no Google, isso pode levar tempo.
Por outro lado, domínios mais antigos já saíram dessa fase inicial e, dessa forma, podem aparecer mais rapidamente nos motores de busca.
Mas ainda vale a regra de conhecer o histórico do site antes de comprá-lo.
Perfil de backlinks e tráfego: não se avalia o quão valioso é um site baseado no tempo que ele está registrado, mas sim como foi feito o uso pelo dono, seu histórico de backlinks e etc.
É uma luta árdua para os domínios novos conseguirem sites relevantes, e que tenham autoridade, aceitarem linkar para o site novo em questão.
Em compensação, sites mais antigos apresentam a possibilidade de ter uma série de backlinks de qualidade no seu histórico. Essa é uma das técnicas de SEO mais valiosas de acordo com o pagerank no Google.
Utilize o open site do Moz para verificar a autoridade de um domínio e saber mais sobre seu perfil de backlinks e potencial de tráfego.
Utilidade do Domíno: certifique-se de checar qual era a utilidade do domínio em questão, e se era para algo legítimo…
Caso contrário, isso pode atrapalhar seu posicionamento orgânico. Outro ponto a destacar é ter ciência do assunto que ele vinculava e para qual nicho o site foi trabalhado.
Se for para o mesmo nicho do seu negócio isso é uma grande vantagem. Mas se o nicho for completamente diferente pode ter um impacto ruim no SEO.
BÔNUS: APRENDA A TRANSFORMAR SEU INSTAGRAM EM UM ÍMÃ DE SEGUIDORES!
Fique atento a essas considerações que elas podem fazer toda diferença na escolha do seu site e nos seus negócios.
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Vou deixar também um Bônus Extra, que é um vídeo meu em que muitas pessoas conseguiram ter resultados comprando e vendendo domínios, e entendendo o quanto é importante esse ativo na internet:
Espero que tenha gostado! E até um próximo artigo!
(*) Samuel Pereira é autor de Atenção: o Maior Ativo do Mundo, livro que chegou a best-seller da revista Veja e Top1 na Loja Kindle da Amazon.com.br. Samuel também é o idealizador do maior evento anual de tráfego e audiência, o Segredos da Audiência Ao Vivo.