Publicidade
Quem acompanha o ROI Hunters, podcast sobre marketing digital em parceria com o InfoMoney, já sabe que no episódio #132 recebemos o medalhista olímpico Gustavo Borges.
Em uma conversa bem descontraída, conseguimos fazer uma boa comparação entre o profissional de marketing e o atleta de alto rendimento.
Mas por que marqueteiros podem – e devem – ser comparados aos atletas de alta performance? A ideia aqui é ir um pouco mais além do nosso bate papo e enfatizar essa comparação no dia a dia de quem vive uma rotina dentro de uma assessoria de marketing.
Continua depois da publicidade
Treinamento e estudo
Todo atleta precisa de treino para melhorar seu desempenho e estar com o preparo físico em dia para competições. Da mesma forma, um marqueteiro precisa estar sempre estudando e buscando informações que agreguem valor para o seu trabalho na área.
Lembrando que a área do marketing digital está em constante evolução e crescimento, fazendo com que todos aqueles que não estão preparados para acompanhar esse ritmo fiquem para trás. Assim como atletas que buscam se destacar em suas modalidades. A concorrência sempre vai ser grande, e quem não tem ambição em ser melhor, acaba perdendo muito espaço.
Busca por resultados
Todo esse treinamento e estudo tem um propósito, não é? A busca por resultados. Mas como os resultados de um atleta e de um marqueteiro podem estar alinhados? É simples, em ambos os casos há uma grande e constante disputa por espaço – como vimos brevemente no tópico anterior.
Continua depois da publicidade
Com isso, é necessário focar e buscar por resultados expressivos. No esporte e no marketing isso funciona quase da mesma forma. Um atleta para entrar para um time principal – e até se manter nele -, precisa demonstrar resultados para seu treinador.
No caso do marqueteiro, ele prova seu valor mostrando que as estratégias pensadas estão trazendo resultados. Afinal, ninguém nessas áreas quer apostar em profissionais que não agregam valor individual e coletivo, mostrando aspectos positivos dos seus esforços e que podem responder bem quanto a essa pressão.
Superar a si mesmo
Seguindo esses dois pontos que já abordei, precisamos entender também que só fazer o básico e esperar resultados diferentes não funciona. E isso, creio que ambos profissionais também necessitam ter bem claro em suas mentes. É fundamental que tanto o atleta quanto o marqueteiro entendam a necessidade de superar-se.
Continua depois da publicidade
Nenhum pode se dar ao luxo de se contentar com pouco
O último ponto que acho indispensável de apontar também está diretamente relacionado com os demais tópicos: não se dar ao luxo de se contentar com pouco. O marketing e o esporte são áreas em constante evolução, aperfeiçoamento e desgaste. Entrar em uma zona de conforto é contentar-se com pouco, e nesses dois mundos, não há espaço para quem não busca superar desafios todos os dias.