Empresa que escala precisa ser uma escola

É necessário entender que um dos principais critérios para gerar crescimento de qualidade está no desenvolvimento profissional dos colaboradores

Dener Lippert

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Falar de crescimento empresarial é ótimo, não é mesmo? Porém, mais que falar disso, é importante debater o que leva um negócio a crescer com qualidade. Ou seja, falar diretamente sobre o crescimento de pessoas a partir dos resultados do empreendimento, e vice-versa.

É necessário entender que um dos principais critérios para gerar crescimento de qualidade está no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Como fazer isso? Por que investir na educação de funcionários? E como a empresa ganha com isso? Nesta coluna, falarei um pouco sobre o assunto e como pode ser vantajoso pro seu negócio.

Busca por mão de obra qualificada

A busca por mão de obra qualificada não é novidade para nenhuma empresa. Afinal, contar com um profissional que chegue para executar e gerar resultados rápidos é o sonho de qualquer empresário.

Continua depois da publicidade

Entretanto, ao mesmo tempo é necessário entender que a qualificação do profissional pode não corresponder ao modelo que a empresa executa suas ações. É preciso encontrar um colaborador qualificado e alinhado com a realidade de mercado do negócio.

Para encontrar esse perfil, a busca é difícil e, o pior, o processo fica cada vez mais custoso. A solução? Educação interna para qualificar profissionais. Afinal, quem melhor na preparação de um colaborador que a própria empresa?

Educação interna

Nós seguimos a lógica da mão-de-obra qualificada, mas focando em como executar essa educação interna. Uma das grandes sacadas do mercado nesse sentido – e executada dentro da V4 Company – é contar com um time interno de educação. Com isso, mesmo com franquias espalhadas pelo Brasil inteiro e milhares de colaboradores, podemos ensinar a cultura e as diretrizes que achamos essenciais. Não somente na questão cultural, mas também em fazer e incentivar a troca intelectual entre os próprios colaboradores.

Continua depois da publicidade

Afinal, se dentro da rede possuímos uma referência de mercado executando tarefas, por que não replicar isso para profissionais da mesma área? Uma equipe focada na educação possibilita entender quais setores sentem necessidade de se aperfeiçoar Assim, é possível ajustar treinamentos internos para criar profissionais cada vez mais capacitados.

Preparação para o mercado de trabalho

Outro ponto importante é entender que através da educação dos colaboradores é possível ir além da escalada empresarial, se tornando referência na preparação de profissionais no mercado de trabalho.

Nesse ponto, é necessário ter consciência de que não se deve querer amarrar um funcionário em sua empresa. É importante prepará-lo para desempenhar serviços da melhor maneira possível no seu negócio, mas também possibilitar que ele vá além disso, se esse for seu desejo. Isso, além de garantir uma maior transparência dentro da empresa, permite que todos que fazem parte dela entendam que seu desempenho e aperfeiçoamento refletem diretamente em sua carreira, buscando dar sempre o seu melhor e, consequentemente, ajudando na escalada do negócio.

Continua depois da publicidade

Crescimento empresarial associado a educação de pessoas

Enfim, esse é um ponto que vem ganhando cada vez mais força e que tem sido adotado por empresas que já perceberam a importância de investir na educação corporativa. Hoje a V4 Company permite essa escalada através de um time de educação focado em treinamentos de franquias e colaboradores.

Mas além disso, realizando parcerias com empresas chaves que ajudam nessa profissionalização de pessoas. Um exemplo é a parceria com a G4 Educação, que atualmente disponibiliza cursos para colaboradores da V4 Company se especializarem em diversas áreas de gestão e marketing digital.

Afinal, é somente assim que grandes empresas se tornam grandes de fato: possibilitando que sua base cresça na mesma proporção.

Continua depois da publicidade

Em treinamento exclusivo com o time de copy do InfoMoney, Rocky Vega revela os segredos de como você pode escrever copy como um profissional em um curto espaço de tempo.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Dener Lippert

CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.