Você está pronto para ser o guardião dos sonhos do investidor?

A responsabilidade do assessor de investimentos é imensa e deve ser acompanhada pela genuína vontade de apoiar e transformar vidas

Bianca Juliano

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Desde que entrei nessa profissão em 2006, em Porto Alegre (RS), quando a XP Investimentos ainda era um escritório de agentes autônomos de investimentos, sempre me vi como uma guardiã de sonhos. E assim atendia a meus clientes, usando um simulador de sonhos como ponto de partida de qualquer conversa.

Com orgulho e determinação, segui dia após dia na captação de clientes, com poucas ferramentas, mas muita vontade e intensidade. E aconteceu! Muitos sonhos foram guardados e realizados.

Hoje, esta profissão é uma das que mais cresce no Brasil, desafiando a ideia de que investir é apenas para alguns. De acordo com a Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), houve um aumento de 2023 para 2024 de 12% no número de assessores, totalizando 25 mil credenciados.

Continua depois da publicidade

Leia mais: 

Isto, porém, não quer dizer que seja fácil.  Cada conquista, para mim, era resultado de um esforço hercúleo e muitas vezes solitário, onde a confiança e a conexão com os clientes precisavam ser construídas pacientemente, ligação por ligação, reunião por reunião. A volatilidade do mercado, as crises econômicas e a necessidade de atualização eram obstáculos constantes. Além disso, convencer os clientes de que seus sonhos eram viáveis e que o assessor estava ali para apoiá-los, exigia uma combinação de resiliência e empatia, sempre guiando com transparência e honestidade.

O que fez a diferença para alcançar o sucesso na realização dos sonhos dos clientes foi a capacidade de me adaptar e evoluir com o tempo. A introdução de novas tecnologias, como a análise de big data e a inteligência artificial, permitiu uma personalização sem precedentes no atendimento e na criação de estratégias financeiras. O foco no cliente, colocando suas necessidades e sonhos no centro de cada ação, fortaleceu a relação de confiança e tornou o trabalho mais eficaz. Além disso, a formação contínua e o aprimoramento das habilidades de escuta e empatia foram cruciais. A combinação de ferramentas tecnológicas com um toque humano cuidadoso garantiu que cada cliente sentisse que seu sonho estava sendo tratado com a atenção e dedicação que merecia. Ferramentas de Financial Planning foram incorporadas e as antigas planilhas foram ficando pelo caminho. Tudo em nome do sonho do cliente, simplificando e facilitando o acompanhando e o relacionamento com o cliente, trazendo ainda mais visibilidade e norte para o trabalho!

Continua depois da publicidade

Ser guardião de sonhos não é apenas uma metáfora. É uma missão que requer comprometimento, conhecimento, empatia, coerência, conexão e habilidade para ouvir e entender o outro. É ser organizado para construir e guiar, junto ao cliente, o caminho para a realização de seus sonhos financeiros. Cada reunião deve ser uma renovação do compromisso com esses sonhos, um passo a mais na jornada. Estar ao lado dos clientes nos momentos de decisão, nos períodos de incerteza e nas celebrações das conquistas. Proporcionar tranquilidade e confiança, com respeito total ao cuidar do patrimônio e do futuro de quem confiou em você.

A responsabilidade do assessor de investimentos é imensa e deve ser acompanhada pela genuína vontade de apoiar e transformar vidas!

Leia mais:

Continua depois da publicidade

Reflita: você está verdadeiramente honrando o título de guardião de sonhos? Se houver ajustes a serem feitos, faça-os. O mercado evoluiu e oferece ferramentas que facilitam ainda mais esta missão. Aproveite para se aprimorar constantemente, tornando-se cada vez mais uma referência na vida de seus clientes. Elas aperfeiçoam seu trabalho, mas não substituem o cuidado pessoal, a atenção humana e o relacionamento! Como seres sociais que somos, podemos fazer da troca interpessoal bem feita, uma fortaleza que prolongará o relacionamento, às vezes para toda uma vida!

Lembre-se, não se trata apenas de você, do produto, da classe de ativos ou do cenário econômico. Trata-se do outro e de seus sonhos.

Você está pronto para esse desafio? Eu acredito que sim. E você?

Bianca Juliano

Especialista em vendas e assessoria de investimentos, Bianca Juliano atua como mentora, palestrante e é autora do livro “O Mínimo Esforço: o método de vendas que me levou à posição de sócia da XP Investimentos”.