Qual tipo de assessor de investimentos é você? 

Insatisfeito, ansioso, conformado ou estrategista são alguns dos perfis mais comuns; saiba quais são as principais características de cada um

Jansen Costa

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Que tipo de assessor de investimentos é você? Insatisfeito, ansioso, conformado ou estrategista? A partir de conversas reais que tive com diferentes profissionais em momentos distintos da carreira, pude elencar algumas características que, em geral, estão relacionadas a cada um desses perfis. 

O profissional insatisfeito aponta fatores externos como o motivo do baixo desempenho. No fim do dia, a culpa é sempre dos juros altos que afastam os investidores da renda variável. Já o ansioso faz muitas atividades. Nunca tem tempo para nada porque não define metas e não tem um plano claro, o que acarreta um enorme desperdício de energia.

Leia também: As lições que a SAF Botafogo nos ensinou em 2024

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, o conformado acredita que resultados medianos são suficientes e se sente confortável com a atual situação, ao contrário do estrategista que busca melhorar continuamente, mesmo quando já tem uma performance acima da média. Sempre que algo não está funcionando, o estrategista busca novos caminhos e soluções. 

Diante disso, com qual perfil você se identifica mais? Como lidar com os desafios? Se está insatisfeito, pare de culpar o mercado e comece a agir proativamente. Se sente que os desafios externos estão impedindo seu crescimento, pergunte a um colega que está performando como ele enfrenta esses conflitos. Espelhe-se no processo e descubra o que está ao seu alcance. 

Se seu perfil está mais para um profissional ansioso, tente transformar sua energia em foco. Está na hora de priorizar. Procure alguém no time que gerencie bem o tempo e peça dicas práticas para organizar seu dia. Lembre-se que pequenas mudanças podem gerar grandes resultados.

Continua depois da publicidade

Leia também: As habilidades necessárias para o novo assessor de investimentos

Em contrapartida, se você é do tipo conformado, busque inspiração junto aos colegas que estão crescendo consistentemente. Pergunte a si mesmo o que tem feito de diferente para sair do estado de inércia e entenda o que pode ser incorporado ao seu dia a dia. 

Mas se é do tipo estrategista, ou seja, já alcançou uma boa performance, mas continua em busca do próximo nível, considere compartilhar suas melhores práticas com o time. Provavelmente sua ajuda será de grande valia para os profissionais ansiosos e conformados. Ensinar também é uma forma poderosa de aprender ainda mais e fortalecer sua posição de liderança. 

Continua depois da publicidade

Por fim, independentemente do seu perfil, encontre alguém no time que esteja atingindo ou superando suas metas. Pergunte como ele ou ela costuma estruturar as atividades, organizar o pipeline e lidar com desafios. Troque ideias. Não há vergonha em aprender com os melhores. Sucesso não é sobre individualismo, é sobre evolução.

Leia também: Hora de valorizar a agenda de eventos, assessor; veja 5 motivos para apostar na estratégia

Autor avatar
Jansen Costa

Fundador da Fatorial Investimentos