Como superar o medo de abordar clientes em tempos de incerteza

Em momentos desafiadores, ouvir pode ser tão impactante quanto falar; é preciso mostrar disposição para escutar ativamente as preocupações dos clientes

Bianca Juliano

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Em momentos de crise, quando o mercado financeiro está impactado por turbulências econômicas e políticas, é comum que assessores de investimentos enfrentem o “congelamento”. Este estado de inércia, causado pelo medo de abordar clientes ou receber críticas, pode ser um obstáculo significativo à eficácia. Contudo, são nesses momentos que a ação estratégica se faz não apenas desejável, mas vital.

Compreendendo a Paralisia Comercial

A raiz dessa inatividade está no medo – uma emoção primitiva que evoluiu para nossa proteção. Contudo, quando esse medo paralisante impede a ação, se torna um entrave ao progresso. No mercado financeiro atual, sobreviver significa transformar o medo em ações proativas e conscientes.

Descongelando com Método e Resiliência

Adotar um método de trabalho estruturado, como o “O Mínimo Esforço“, diferencia a inação de proatividade. A intenção de trabalhar com método é ser racional, e seguir com suas ações e decisões de forma planejada e estruturada, focando no que você pode gerir. Sem deixar se levar, prioritariamente, pelas emoções.

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O método te ajuda a manter o foco em ações essenciais e sob controle, ajustando os planos conforme necessário.

Comunicação Aberta e Constante

Para os assessores de investimentos, manter uma comunicação contínua e transparente com os clientes é essencial. Tal transparência não só alivia incertezas, mas também constrói confiança. Uma abordagem clara e positiva, que reconhece pequenos sucessos, fortalece a relação e eleva o moral de todos envolvidos.

Estratégia de Escuta Ativa e Empática

Em momentos desafiadores, ouvir pode ser tão impactante quanto falar. Mostrando disposição para escutar ativamente as preocupações dos clientes, tensões são desarmadas e portas para soluções colaborativas são abertas.

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Essa postura estabelece conexões mais profundas com os clientes e torna os relacionamentos mais resilientes em tempos de crise. Pergunte ao cliente onde está doendo? Deixe que ele traga seus anseios como ponto de partida.

Converter momentos de medo em oportunidades para ações propositais e bem planejadas é um caminho para assessores superarem a paralisia das crises e emergirem mais fortes e mais preparados para os desafios futuros. As crises tornam o solo fértil, são onde a inovação e a coragem florescem.

Esperar que a tempestade passe não é uma opção. É hora de se lançar na chuva.

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Bianca Juliano

É especialista em vendas, assessoria de investimentos, atua como mentora, palestrante e é autora do livro “O Mínimo Esforço: o método de vendas que me levou à posição de sócia da XP Investimentos”.