150 anos do Estadão: uma história de coragem, inovação e compromisso com o Brasil

Jornal testemunhou e reportou os principais acontecimentos que moldaram o País e o mundo, mantendo sua independência e compromisso com o Brasil

Matheus Lombardi

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Nesta semana, celebramos um marco extraordinário no jornalismo brasileiro: os 150 anos de O Estado de S. Paulo, o Estadão, que todos conhecemos e admiramos. Desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875, o Estadão tem sido muito mais do que um veículo de notícias – é uma instituição que ajudou a escrever e preservar a história do Brasil.

Ao longo de um século e meio, o Estadão testemunhou e reportou os principais acontecimentos que moldaram o País e o mundo. Resistiu a períodos de censura com criatividade, como no célebre uso de poemas de Luís de Camões para denunciar a repressão, e liderou a modernização do jornalismo com a migração para o digital, sem jamais perder seu compromisso com o leitor.

Essa trajetória é fruto da visão e resiliência da família Mesquita, que há gerações guia o Estadão com coragem, mantendo sua independência e compromisso com o Brasil. Aqui, deixo um abraço especial ao Francisco Mesquita Neto em nome de todas as gerações de uma das famílias mais ilustres do País. E, claro, do trabalho incansável de uma equipe recheada de craques – jornalistas, gráficos, fotógrafos, editores e tantos outros profissionais –, que mantêm viva a essência do jornalismo de qualidade.

Continua depois da publicidade

Como disse recentemente Erick Bretas, CEO do Estadão, a empresa sempre foi uma força modernizadora da sociedade brasileira. “Enquanto o Brasil era um Império, o Estadão nasceu defendendo a República. O Brasil era um país escravocrata, e o jornal defendia o abolicionismo. O jornal é um agente da modernização institucional, sempre defendendo a modernização do Brasil, das suas instituições, do jeito de fazer política. Em 150 anos, muito coerentes, nunca abriu mão dessas bandeiras”.

Em nome do time InfoMoney, agradeço e parabenizo o Estadão por sua inestimável contribuição ao País. Que as celebrações desse marco histórico sejam um momento de inspiração para os próximos 150 anos, em que o jornal continuará sendo uma referência essencial em um mundo em constante transformação. O jovem Estadão completa 150 anos de olho no futuro.

Parabéns, Estadão!

Tópicos relacionados

Autor avatar
Matheus Lombardi

CEO do InfoMoney e da XP Educação