Investimento em Inteligência Artificial: Paciência, paciência…

Pode levar tempo até que as receitas provenientes do investimento em IA se materializem por completo

Axel Christensen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Nos últimos meses, o entusiasmo do mercado em relação aos benefícios da Inteligência Artificial (IA) transformou-se em preocupação, principalmente quanto à possibilidade de as empresas que investem pesadamente nela não verem resultados tão rápido. Os gastos de capital das principais empresas de tecnologia que se beneficiam do desenvolvimento da IA aumentaram nos últimos anos, à medida que competem pela liderança nesse processo.

O investimento feito até agora resultou em um aumento de receita, o que ajudou a gerar retorno sobre o capital investido, conforme mostram os dados mais recentes dessas empresas. No entanto, estudos recentes questionam se as receitas geradas exclusivamente pela IA serão suficientes para justificar essa onda de investimentos. Ao analisar os gastos de cada empresa com IA, os investidores devem avaliar se estão utilizando seu capital da melhor forma. Porém, ao considerar o impacto da IA na economia como um todo, é preciso ampliar a análise, levando em conta o potencial de geração de receita significativa em vários setores.

O ato de investir em IA pode ser comparado ao de apostar em inovações tecnológicas anteriores, como a computação em nuvem. No entanto, o mercado nem sempre enxerga esse aumento no investimento em IA como a melhor alocação de recursos. É fundamental identificar a desconexão entre as expectativas de curto prazo de alguns investidores e a visão de longo prazo dos provedores de tecnologia ligados à IA, como aqueles que oferecem serviços de nuvem. Essa divergência gera incerteza no mercado, mas a história dos ciclos de inovação recomenda paciência. Algumas empresas que investem em IA têm construído data centers para multiplicar exponencialmente sua capacidade de processamento, mas esses planos levam anos, e não meses, para se concretizarem.

Continua depois da publicidade

Pode levar tempo até que as receitas provenientes do investimento em IA se materializem por completo. Mesmo assim, algumas empresas de tecnologia já estão relatando aumento de receita com o lançamento de produtos relacionados à IA.

Há espaço para o investimento em IA impulsionar ondas transformacionais, aceleradas por forças estruturais que moldam os retornos. Por exemplo, os resultados recentes da fabricante de chips Nvidia dobraram em comparação ao ano anterior, demonstrando que o investimento em IA é significativo e contínuo. Além disso, os números destacam a expansão do uso da IA: mais da metade de sua receita veio de setores não tecnológicos.

Para definir até quando manter a paciência, é aconselhável acompanhar alguns indicadores. Entre eles, sinais de estagnação no crescimento da receita das principais empresas de IA. Também é importante observar as mudanças na adoção da IA fora do setor de tecnologia, que ainda se encontram em níveis muito baixos. Em terceiro lugar, deve-se monitorar qualquer desaceleração no crescimento econômico dos EUA, que poderia levar as empresas de tecnologia a restringirem seus investimentos em IA.

Continua depois da publicidade

Em suma, o debate entre os investidores sobre o aumento dos investimentos em IA é razoável e necessário. Ainda há tempo para que os resultados comecem a se manifestar, justificando a paciência, mas devemos permanecer atentos aos sinais de que essa paciência pode começar a se esgotar.

Axel Christensen, Estrategista-chefe da BlackRock para a América Latina.

Autor avatar
Axel Christensen

Estrategista-chefe da BlackRock para América Latina