Ações de tecnologia dos EUA: razões para ficar

Ações de tecnologia subiram 30% este ano, quase quatro vezes mais do que o resto do S&P 500; o que poderia desacelerar a ascensão dessas empresas?

Axel Christensen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O mercado de ações dos Estados Unidos atingiu novas máximas históricas, graças ao desempenho das ações de um pequeno grupo de empresas de tecnologia, particularmente aquelas identificadas com inteligência artificial (IA). Isso levantou preocupações sobre as avaliações dessas empresas e a sustentabilidade da alta daqui para frente, especialmente em um ambiente de mercado mais incerto.

As preocupações parecem razoáveis. As ações de tecnologia subiram 30% este ano, quase quatro vezes mais do que o resto do S&P 500, de acordo com dados da LSEG Datastream. Se incluirmos o que aconteceu desde o início de 2023, o domínio da tecnologia é ainda mais claro: a rentabilidade subiu 100% desde então, enquanto o restante do índice subiu 24%.

No entanto, as razões para permanecer investindo ainda parecem convincentes. Os ganhos significativos nas empresas de tecnologia foram impulsionados não apenas pelas oportunidades de IA, mas também pela preferência por empresas de maior qualidade, especialmente devido à alta incerteza no mercado, resultante de fatores macroeconômicos e geopolíticos.

Continua depois da publicidade

Em um mundo onde as mega forças (grandes mudanças estruturais) impulsionam os retornos hoje e no futuro, é possível observar os impactos de curto e longo prazo da IA. Isso é o que tem ajudado a impulsionar melhorias nos lucros das empresas de tecnologia. Os analistas esperam que os resultados subam 20% nos próximos 12 meses, bem acima das projeções para o restante do mercado. Até agora, estas empresas atenderam às expectativas elevadas, com seus lucros crescendo 23% ano a ano no primeiro trimestre.

A solidez de seus balanços também é um dos motivos de preferência dos investidores. O que elas geram em fluxos de caixa livres como proporção das vendas é quase duas vezes maior para a tecnologia do que para o mercado mais amplo, e o setor tem as maiores margens de lucro em todos os setores, mostram dados da LSEG Datastream.

A força das empresas de tecnologia dos EUA está ofuscando um melhor desempenho que está se espalhando para empresas de outros setores, cujos preços subiram cerca de 8% até agora este ano. Oito dos 11 setores do S&P 500 registraram margens maiores no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Também é possível ver como a IA está impulsionando outros setores; por exemplo, o setor industrial se beneficia da demanda que vem com a construção da infraestrutura necessária para a IA.

Continua depois da publicidade

O que poderia desacelerar a ascensão das empresas de tecnologia? O setor pode perder o favoritismo do mercado se as esperanças por IA forem reduzidas; por exemplo, se os gastos corporativos com IA não compensarem na forma de um aumento nos lucros. Mudanças regulatórias que limitam a adoção também podem afetar o potencial da IA de continuar apoiando a tecnologia. Em um cenário menos provável, outros setores podem superar a tecnologia, se o crescimento acelerar e a inflação cair o suficiente para permitir que as taxas de juros caiam mais do que o esperado.

Assim, é possível concluir que parece razoável permanecer investindo em ações de tecnologia dos EUA em um horizonte tático de 6 a 12 meses, já que a concentração é uma característica, não uma falha, da questão da IA.

Autor avatar
Axel Christensen

Estrategista-chefe da BlackRock para América Latina