Visão estratégica: o grande diferencial dos profissionais de sucesso

Estudo realizado por consultoria destaca tal competência como uma das mais importantes no mercado de trabalho

Viviam Klanfer Nunes

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SÃO PAULO – Para ter sucesso no mercado de trabalho, os profissionais precisam ficar atentos às exigências e competências valorizadas pelas organizações. Nesse sentido, um estudo feito pela consultoria de recrutamento e seleção, Asap, revelou que ter visão estratégica do setor de atuação da empresa é um grande diferencial.

Independente do cargo, do setor e da empresa, o profissional deve “dar valor à função e saber o impacto direito das ações na organização”, pontua a consultoria. Ou seja, mais do que entregar seu trabalho, é importante entender como ele colabora para o resultado final dos processos.

Além da visão estratégica, a consultoria destaca o conhecimento de um segundo idioma, com destaque para o inglês. “Hoje a segunda língua não é mais um adicional e sim pré-requisito”, afirma. Portanto, investir em idiomas deve fazer parte das preocupações dos profissionais, sobretudo, daqueles responsáveis pelo relacionamento ou quando há uma possibilidade de atuar com uma equipe multicultural.

Ainda, “saber identificar a cultura da organização e não ferir os valores e crenças da empresa são outros pontos de atenção”, afirma a consultoria.

Outras características que diferenciam os bons profissionais são:

Seja transparente, sem ultrapassar os limites das relações profissionais e humanas;

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Saiba ouvir – saber ouvir é o primeiro passo para saber se comunicar. Analise o que foi dito;

Resiliente – lidar de forma madura e otimista diante de mudanças organizacionais;

Liderança; gestão; trabalho em equipe – seja um líder inspirador, independente do seu cargo. Compartilhe ideias;

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Inove – sugira formas diferentes de se fazer as mesmas coisas. Sugira novos produtos, processos, otimize o tempo e use a imaginação;

Sentimento de dono “ownership” – se sentir responsável pelo sucesso da organização como um todo ates mesmo do próprio sucesso;

Ser coerente – mantenha suas atitudes alinhadas ao discurso.