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SÃO PAULO – Nada pior do que abrir sua caixa de e-mail e se deparar com mensagens não tão educadas. Você jamais esperaria esse tipo de grosseria e elas podem estragar toda a sua jornada: você fica chateado com o conteúdo nelas expresso e você pode se atrasar porque passará o dia inteiro pensando em como respondê-las. Confira 4 dicas para responder e-mails rudes:
1. Não os responda diretamente
É lógico que é digno de ficar bravo e chateado quando você recebe uma mensagem rude. Porém, o melhor a se fazer nesses casos é colocar uma “estrelinha” neles e respondê-los mais tarde. Você estará mais calmo e não será tão rude e poderá pensar na resposta mais profissional possível. É aquela velha história: quando fazemos algo por impulso, dificilmente nos saímos bem. Finalmente, considere até ignorar o e-mail. Algumas pessoas simplesmente não valem seu estresse. Mas, óbvio, se for uma mensagem do seu chefe ou de algum cliente, você precisa responder. Portanto, siga o que foi explicado anteriormente.
2. Seja prestativo e educado
A melhor maneira de responder esse tipo de e-mail é “usar a sutileza da pata de um elefante”. Normalmente, quem envia mensagens mal-educadas espera conteúdo similar. Portanto, não dê esse “gostinho” ao autor da mensagem e seja prestativo e educado. Por exemplo, diga que está aberto às críticas e discussões sobre o assunto, que a opinião da pessoa é sempre bem-vinda, e que, se ela quiser, pode entrar em contato pessoalmente. Por outro lado, isso também ajuda você a se prevenir de ser grosso com quem não queria sê-lo. A correria do dia-a-dia faz com que as pessoas escrevam coisas sem pensar. Nesse caso, com uma resposta desta maneira, a pessoa vai possivelmente se arrepender e até pedir desculpa.
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3. Peça uma terceira opinião
Se você realmente não tem ideia de como responder àquela mensagem rude, peça ajuda a um amigo que está fora da situação. Mande o e-mail para ele junto com um rascunho do que você pretende responder. É bom ouvir a opinião de um terceiro.
4. Uma vez respondido, bola para frente
Uma vez que você seguiu os três passos anteriores e apertou o botão de enviar, bola para frente. Não fique se remoendo pelo conteúdo da mensagem do remetente e nem pelo que você escreveu. Resolva isso o mais rápido possível e esqueça o acontecido. Quanto melhor o clima na empresa, melhor para você; pense nisso.
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