Resultado do concurso do INSS é divulgado; veja se o seu nome está na lista

Pouco mais de 1 milhão de pessoas concorreram a mil vagas de técnico do seguro social, cujo salário é de R$ 5.905,79

Equipe InfoMoney

Fachada de uma agência do INSS (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
Fachada de uma agência do INSS (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Foi publicado, nesta quinta-feira (22), o resultado do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A lista completa dos aprovados pode ser acessada no Diário Oficial da União.

Pouco mais de um milhão de pessoas concorreram a mil vagas de técnico do seguro social, cujo salário é de R$ 5.905,79 para uma jornada de 40 horas. Na média nacional, a concorrência ficou em 1.024 pessoas por cada vaga.

O edital publicado pelo Ministério do Trabalho e Previdência informa, por ordem alfabética, a nota final nas provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, o número de acertos na prova de conhecimentos específicos e a nota final das provas objetivas.

As mil vagas foram distribuídas por 97 gerências executivas do INSS em todo o país. Para disputar uma vaga, os candidatos ao cargo de técnico do seguro social tinham que possuir ensino médio completo.

Vagas por cotas

Os aprovados nas vagas para pessoas com deficiência passarão, ainda, por uma avaliação biopsicossocial, que será realizada em 8 de janeiro. Além do documento de identidade, o candidato terá de apresentar um parecer, elaborado em até 12 meses antes da realização da avaliação, que ateste o tipo e o grau de deficiência.

Já os que se autodeclaram negros terão que passar por uma comissão de heteroidentificação, que também será no dia 8. Segundo o edital, quem se recursar a realizar os procedimentos será eliminado do concurso.

Problemas

Organizado pelo Cebraspe, o concurso do INSS foi marcado por problemas, como o atraso na divulgação dos locais de provas. Em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo, os candidatos que concorreram à vaga de gerência executiva tiveram de refazer a prova da primeira etapa porque esperaram mais de 2h pelos cadernos de questões, o que forçou o cancelamento das provas no local.

O resultado sobre as vagas de gerência executiva, em Guarulhos, não foi divulgado hoje.

Na internet também foram registradas queixas relacionadas às salas cheias, à falta de fiscalização e ao nível de dificuldade das questões de conhecimento específico do certame.