Publicidade
SÃO PAULO – Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal, representando 32,5% dos empregados, enquanto o percentual entre a população branca é 66,3%.
Além disso, os afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados a chefia ou gerência e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca na mesma ocupação.
Para tentar reduzir essa disparidade, a Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (16), um portal voltado para os trabalhadores negros. O São Paulo Diverso oferece informações e ferramentas virtuais para aproximar trabalhadores afrodescendentes e empresas que possuem programas afirmativos. O objetivo é facilitar a inclusão racial no mercado de trabalho por meio da divulgação de oportunidades de emprego e qualificação profissional.
Continua depois da publicidade
Durante o evento de lançamento, o prefeito Fernando Haddad afirmou que as empresas notaram é a que a diversidade é boa para a economia, não é boa só para a sociedade. “Está provado que a diversidade favorece a criatividade, a inovação, olhares particulares em relação ao mesmo problema, portanto favorece as práticas que as empresas mais valorizam”.
A plataforma, desenvolvida em parceria entre Prefeitura, Microsoft e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), também reúne informações demográficas sobre a população afrodescendente na capital, com dados sobre distribuição de renda, gênero, idade e local de moradia.
Empreendedor de Alta Performance
CURSO ONLINE
Rian Tavares revela o segredo para gestão empresarial baseada em método de atletas de alto desempenho.