PDV dos Correios: quem pode ser beneficiado?

Medida integra estratégia para reorganizar a gestão da estatal

Anna França

Publicidade

Os Correios acabam de anunciar seu mais novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV/2024). A proposta foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal, depois de ter sido aceita pela Diretoria Executiva. Para ser aplicado, o programa ainda precisará de aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais.

O lançamento do PDV, em conjunto com a abertura de processo para realização do concurso público, foi um dos compromissos assumidos pela atual gestão para fortalecer, valorizar e reconhecer o quadro de pessoal efetivo da estatal.

Quem pode ser beneficiado?

A proposta prevê que sejam elegíveis os empregados do quadro de pessoal próprio dos Correios que estejam na situação de ativo na data do desligamento e que atendam, cumulativamente, até o último dia do mês anterior ao da data de encerramento das inscrições, aos seguintes requisitos:

Continua depois da publicidade

Um dos líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil, os Correios são responsáveis pela atividade postal nacional.  A empresa pública, com mais de 360 anos de história, está presente em 100% dos municípios do país e possui a maior infraestrutura logística da América Latina, com uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados diretos.

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Concurso

No final de junho, a estatal anunciou a realização de concurso público, ainda em 2024, que promete ser um dos maiores de toda a história da estatal. As inscrições estão previstas para setembro. A estimativa é que sejam abertos até 3 mil postos de trabalho.

Continua depois da publicidade

Os candidatos interessados em participar da seleção deverão possuir, ao menos, o ensino médio completo. A última seleção realizada pelos Correios foi feita há mais de uma década, em 2011.

A empresa informou que busca fortalecer os pontos de entrega de correspondências e encomendas, com especial destaque para o cargo de carteiro. Não à toa, o foco da seleção é para esse cargo, uma vez que a companhia tem hoje enorme necessidade de gerenciar suas rotas de entrega.

Tópicos relacionados

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro