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SÃO PAULO – Você entra em uma loja, o vendedor fala maravilhas sobre determinado produto, tentando convencê-lo de que o item é melhor que um outro mais barato. A primeira coisa que passa pela sua cabeça é: papo de vendedor! E acaba optando por aquele que acha melhor, sem dar muita atenção aos palpites ouvidos.
É claro que o cenário mencionado não é regra no comércio, mas a prática nos mostra uma realidade bem presente no dia-a-dia. Tanto que a afirmação é confirmada pela SaleSolution, empresa de desenvolvimento de vendas. Dados da empresa revelam que cerca de 95% dos vendedores são vistos pelos clientes como não dignos de confiança.
Este é o preço que se paga, segundo pesquisa levantadas pelas empresas, pela má atuação de inúmeras equipes de vendas. A credibilidade em uma relação comercial é a base da prosperidade dos negócios, pois dele dependem a fidelidade dos consumidores de uma empresa.
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Consultora dá as dicas
Mas o que fazer para conquistar esta credibilidade tão importante? De acordo com Ivana Orichio, consultora associada da SaleSolution, uma boa dica é utilizar a opinião factual de clientes satisfeitos para afirmar a qualidade de seus produtos e serviços, afinal, estamos falando da opinião de quem os provou e aprovou.
No lugar de ser visto apenas como um vendedor, o profissional deve habilitar-se a consultor de negócios. A diferença? Simples. Podemos dizer que o primeiro se restringe mais a um intermediador da compra, enquanto o segundo sabe a linguagem de negócios que seu potencial cliente compreende.
A consultora destaca que saber sustentar uma conversa em termos negociais com um cliente traz chances muito maiores de grandes vendas. Levando-se em conta que 95% dos profissionais não são vistos com muita credibilidade, ser capacitado para se tornar um consultor de seus clientes fará com que o profissional se diferencie e passe a fazer parte de um seleto grupo com grandes chances de sucesso.
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