O que o presidente da Kraft Heinz pergunta em uma entrevista de emprego

Segundo ele, frases prontas e cultura da empresa decorada são cada vez mais comuns entre candidatos

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Com mais e mais informações divulgadas sobre a gigante Kraft Heinz, está cada vez mais difícil para seus gestores entrevistar candidatos às vagas da companhia. “Elas já leram o livro [Sonho Grande], tentam dizer um monte de frases prontas, trazem a cultura da empresa, essa coisa toda”, exemplifica Pedro Drevon, presidente da companhia, no Evento Anual da Fundação Estudar.

Para driblar essa situação e realmente encontrar os candidatos mais adequados durante a seleção, ele precisa utilizar alguns artifícios que criou em anos de prática. Eles passam pelos seguintes pontos:

1.       Teste de raciocínio lógico

Uma pergunta usada por Drevon para testar o raciocínio lógico é sobre o produto principal da Heinz.

A pergunta é a seguinte: “se você pudesse fazer qualquer coisa com o ketchup Heinz no Brasil, subir, descer o preço, o que você ia olhar, que tabela você ia montar, que área você contatar e o que você ia perguntar?”. Nela, mora um desafio. “Não estou interessado na resposta”, diz Pedro, mas sim no formato da resolução apresentado.

2.       Ambição

Continua depois da publicidade

“Eu pergunto muito aonde a pessoa quer chegar. Não daqui a 20 anos, eu pergunto daqui a, sei lá, 5. Dependendo do que ela responde, ‘ah, quero ser você’, eu tento medir a ambição da pessoa”, conta Pedro.

3.       Inglês

Pelo visto, o idioma inglês é essencial para qualquer área na Kraft Heinz. “Era uma coisa que eu aprendi que eu vinha esquecendo de perguntar, mas agora eu sempre pergunto”, diz o CEO.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney