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Dúvida de leitor: “Tive uma ideia de projeto, mas geralmente meu chefe é uma barreira para novas ideias. Posso pular a hierarquia para mostrar o projeto para outro líder ou pode ser um erro?”
Por Danilca Galdini*
“A confiança é um sentimento essencial nas relações profissionais e sua construção se dá no dia a dia a partir da coerência entre o que se fala e o que se faz, e requer comprometimento de profissionais e gestores. Quando trabalhamos em um ambiente com cultura de confiança, nos sentimos parte do time e corresponsáveis pelo sucesso da organização.
Tentativa
A preocupação com ‘pular a hierarquia’ é válida. Infelizmente muitas pessoas que estão hoje em cargos de liderança ainda se apegam em status no momento da tomada de decisão, mas meu convite é para pensarmos um pouco além: como construir uma relação de confiança e uma comunicação transparente com seu gestor porque é ele que estará com você no dia a dia, não adianta ter apoio para a ideia do projeto, mas não ter para colocá-la em prática, não é mesmo?
Assim, o primeiro passo é mostra a ideia que teve para seu gestor – e faça isso de mente aberta, ou seja, não vá com a mensagem ‘ele sempre barra minhas ideias’ na cabeça. Pense que é uma nova conversa e se organize para isso, apresente sua ideia, o que é preciso para colocá-la em prática, quais são os desafios que podem enfrentar, uma noção de tempo para que deixe de ser uma ideia e vire realidade. Depois disso, escute o que seu gestor tem para dizer com atenção e intenção, ou seja, não ouça com o objetivo de argumentar, mas sim de entender a visão dele.
Feito isso, avalie novamente sua ideia e veja se algum dos pontos trazidos pelo gestor faz sentido. Se sim, pense em adaptações necessárias e inclusive envolva ele nisso, pergunte qual a sugestão dele para contornar estes pontos. Se necessário, avise que vai repensar o projeto a partir do que discutiram e em breve voltará a procurá-lo.
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Transparência
Agora, se as colocações de seu gestor não fizerem sentido para você e a sensação de que ele apenas está criando obstáculos permanecer, abra espaço para uma conversa transparente.
Diga que algumas vezes você traz ideias, mas que sente que ele não está aberto a elas e gostaria de entender quais são os motivos – peça para ele trazer evidências sobre porque a ideia não é boa, assim ficará mais fácil de você entender e de fazerem uma discussão (apenas dizer que a cultura da empresa não está aberta para a nova ideia, por exemplo, não ajudará a entender com que parte da cultura sua ideia não está alinhada, então não colabora para seu desenvolvimento e nem para o ajuste das ideias).
Estes são os passos importantes a serem dados para a construção e manutenção de um ambiente positivo de trabalho, porque cada vez mais precisamos compartilhar conhecimentos e confiar nas pessoas que estão ano nosso lado para enfrentar os desafios do dia a dia da empresa.
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Busque apoio
Mas, se depois de tudo isso você continuar com a sensação de que seu gestor simplesmente não tem abertura para novas ideias, sejam elas quais forem, vale buscar apoio com outras equipes e áreas.
Uma forma de fazer isso é propondo discussões com liderança e/ou equipe de outras áreas sobre sua ideia. Você pode abordar as pessoas dizendo que pensou em um projeto e gostaria de ter diferentes olhares sobre ele – o que é extremamente rico para o projeto, ao mesmo tempo em que o apresenta para outras lideranças.
Você pode avisar para seu gestor que fará isso, para que possa desenvolver os pontos que ele trouxe na conversa que tiveram (por exemplo, se foi dito que a cultura da empresa não está aberta para inovação, você vai conversar com diferentes lideranças para entender o que está tornando a empresa tão resistente e assim poder ajustar seu projeto e sua comunicação).
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É importante ressaltar que os passos acima não tratam de politicagem, fugir de confrontos ou mesmo um respeito vazio à hierarquia. É uma opção de caminho que tem como premissa a construção de um ambiente de trabalho positivo e relações de confiança, pois são pontos essenciais para a sensação de realização profissional”.
Tem alguma dúvida sobre carreira? Envie sua pergunta para o e-mail carreira@infomoney.com.br. A próxima resposta dos nossos especialistas pode ser a sua!
*Danilca Galdini é diretora de insights da Cia de Talentos. Formada em Psicologia pela PUC – SP é autora do livro: “Carreira? Você está cuidando da sua?”. Tem carreira desenvolvida em consultorias de R&S, Desenvolvimento e Carreira. É diretora da área responsável pela curadoria de conteúdo, mapeamento de tendências e pesquisas sobre jovens, trabalho, educação para carreira e diversidade & inclusão. É responsável pelo Comitê de Diversidade do Grupo Cia de Talentos, Como Coach de Carreira, trabalha com diversos públicos desde universitários, jovens em início de carreira e profissionais de gestão e liderança. Estruturou e foi Head do Núcleo de orientação profissional do Grupo Cia de Talentos.