Publicidade
SÃO PAULO – Uma pesquisa da Mckinsey mostrou que empresas diversas étnica e culturalmente têm probabilidade 33% maior de apresentar lucratividade acima da média. Já as empresas com menor taxa de diversidade, que aparecem no quartil inferior neste sentido, tendem a lucrar 29% menos.
Para a pesquisa, foram analisadas 1007 empresas em 12 países, com várias métricas de diversidade e de desempenho financeiro para o estudo “Delivering Through Diversity” (“Entregando por Meio da Diversidade”).
Nos Estados Unidos, a diversidade étnica das equipes executivas aumentou em média cinco pontos percentuais desde 2014. Ainda assim, negros ocupam apenas 4% dos cargos executivos seniores, sendo 10% das pessoas que concluem o nível superior. Já hispânicos e latinos são 8% dos graduados, mas 4% dos executivos; e os americanos de origem asiática são 7% dos bacharéis e 5% dos executivos.
Continua depois da publicidade
A África do Sul é um dos países que possui os níveis mais elevados de representação diversificada em equipes executivas, com 16% dos cargos ocupados por negros. Entretanto, isso precisa ser entendido no contexto da demografia local: embora a população do país seja 79% negra, as entidades corporativas globais e nacionais de grande porte têm 69% da liderança nas mãos de executivos brancos.
Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.
Empreendedor de Alta Performance
CURSO ONLINE
Rian Tavares revela o segredo para gestão empresarial baseada em método de atletas de alto desempenho.