Como causar uma boa primeira impressão via e-mail

Causar uma boa primeira impressão é difícil para muitas pessoas, ainda mais se é necessário fazer isso via e-mail. Veja como não errar nesta etapa

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Causar uma boa primeira impressão é difícil para muitas pessoas, ainda mais se é necessário fazer isso via e-mail. Esse tipo de recurso é facilmente interpretado de maneira equivocada e acaba fazendo com que você estrague boas oportunidades de contato. Evitar esse tipo de constrangimento, entretanto, é bastante simples. Basta que você saiba a maneira certa de entrar em contato.

Confira 4 passos simples que vão ajudá-lo a causar uma boa impressão via e-mail:

1. Assunto
A regra de ouro para causar uma boa primeira impressão via e-mail é: mantenha o assunto curto e relevante. Se você começar o e-mail com uma frase, dificilmente o destinatário terá interesse em abri-lo para ver do que se trata. Entretanto, enviar um e-mail com assunto “Urgente”, também não é recomendado. Pense em duas ou três palavras que resumam o conteúdo do seu e-mail, isso vai ajudar.

2. Saudação
Pode parecer loucura, mas a maneira como você começa um e-mail tem o poder de destruir o que vem a seguir. Não seja informal, mas também não seja formal de mais. O ideal, nesse caso, é manter em mente o perfil do seu destinatário. Para pessoas mais jovens, com cargos mais dinâmicos, por exemplo, você pode usar uma saudação mais simpática e menos “fria”, já para o caso de um recrutador, dono da empresa, etc, prefira o usual.

3. Corpo do e-mail
Você pode achar divertido e muito esclarecedor utilizar letras maiúsculas, cores, negritos e itálicos para destacar trechos ou palavras no desenvolvimento do seu e-mail, mas saiba que isso pode destruir o humor de quem está lendo. Tente manter o tom profissional e não exagerar nos recursos. Além disso, garanta a correção gramatical do seu texto, isso é fundamental para que as pessoas entendam que você leva a sério o que está fazendo.

4. Despedida
Da mesma maneira que você se preocupou com a maneira como iria abrir o e-mail, a finalização é igualmente importante. Pense em como se despedir da pessoa usando os mesmos critérios da saudação e lembre-se de manter o tom profissional em qualquer ocasião. Procure ressaltar que você está à disposição do seu interlocutor para qualquer tipo de situação, isso vai fazer com que ele se sinta bem tratado. Outro fator importante é oferecer ao seu destinatário outras maneiras de entrar em contato com você além do e-mail, portanto, uma boa dica é possuir uma assinatura com um ou mais telefones nos quais ele possa encontrá-lo.

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E é bom lembrar também que dificilmente você causará uma boa primeira impressão tendo como contato um endereço de e-mail adolescente, que contenha algo como o seu apelido ou palavras completadas pelo símbolo de @, por exemplo. Dê preferência aos e-mails simples e sóbrios, como o seu nome e sobrenome.

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