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SÃO PAULO – Determinadas ações, pequenos comportamentos e diferentes formas de pensar podem ser indicadores de que uma pessoa alcançará o sucesso – mesmo que ela não perceba ou acredite nisso.
Alguns destes indicadores são “estar aberto ao fracasso”, “ter tempo para aprender” e até “perseguir paixões”.
Com base em pesquisas e em opiniões de especialistas, o Business Insider listou uma série de sinais de que uma pessoa está seguindo o caminho do sucesso, ainda que isso não esteja relacionado a dinheiro ou fama, e sim ao desenvolvimento de grandes ideias e à realização pessoal. Confira:
1. Sempre procurar uma forma melhor de fazer as coisas
Em entrevista ao Business Insider, John Sculley, que foi CEO da Apple e presidente da PepsiCo antes de abrir uma empresa de investimentos, disse que sempre se pergunta o porquê de estar fazendo as coisas “dessa determinada maneira”.
Para ele, sucesso tem a ver com vontade de resolver um problema de forma que nunca foi resolvido antes.
De acordo com Scott Galloway, professor da Universidade de Nova York, ser resistente à mudança pode prejudicar a carreira de uma pessoa e impedir o progresso de grandes empresas.
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2. Ter em mente o tipo de vida que se deseja
Nathaniel Koloc, ex-CEO da ReWork, em entrevista ao Harvard Business Review, disse que é necessário se perguntar mais “que vida eu quero?” e menos “que trabalho eu quero?”.
Claro que a concepção de vida perfeita muda conforme os anos passam, mas é importante sempre ter em mente qual o “ideal” buscado e não aceitar algum emprego ou oportunidade exclusivamente pelos benefícios oferecidos no curto prazo.
3. Saber utilizar seus pontos fortes
Os pontos fortes de uma pessoa são compostos pelas coisas em que ela é excepcionalmente boa fazendo. Saber utilizar essas habilidades é fundamental para o sucesso.
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Segundo o escritor Eric Barker, quanto maior a frequência que uma pessoa utiliza seus pontos fortes, mais ela é feliz, respeitada e realizada em seu trabalho.
4. Estar aberto ao fracasso
De acordo com o professor Scott Galloway, Apple, Google, Facebook e Amazon, quatro gigantes da tecnologia, abrem espaço para fracassos e falhas ocasionais, contanto que isso signifique que estão tentando algo novo.
Para ser bem-sucedido, é necessário se dar a chance de errar. O professor diz que “se de vez em quando você não acha que sua vida profissional e sua carreira estão acabando, então você não está se esforçando o suficiente”.
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5. Estar disposto a assumir riscos calculados
Todas as pessoas de sucesso assumiram pelo menos algum risco em sua carreira. Jeff Bezos, por exemplo, disse em entrevista que fundar a Amazon foi muito arriscado.
“Mas eu sabia que, quando eu tivesse 80 anos, não me arrependeria de ter tentado participar dessa coisa chamada Internet. Eu sabia que mesmo se eu falhasse, não me arrependeria. Só se pode arrepender de nunca ter tentado.”
Hoje, Bezos é a pessoa mais rica do mundo.
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6. Ser gentil com as pessoas, mesmo que elas não sejam seus superiores
Joanna Coles, executiva da Hearst Corporation, descreveu a importância de cultivar bons relacionamentos com amigos e colegas.
Segundo ela, “a única coisa que eu sempre tento dizer aos jovens que estão iniciando é que o grupo de colegas é realmente a influência mais importante na vida, porque é com eles que você vai subir e descer”.
Ela acrescenta que sempre conseguiu trabalho através de laços de amizade, porque “algum amigo possuía algum amigo que conhecia alguém”.
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7. Possuir uma “mente de iniciante”
A capacidade de enxergar o mundo como quem não sabe nada sobre ele é uma grande vantagem nos negócios. Steve Jobs, criador da Apple, era um grande defensor desta prática.
Segundo o colunista do The Wall Street Journal Jeff Yang, uma mente de principiante faz com que as pessoas pensem em novas soluções para antigos problemas difíceis.
8. Separar todos os dias um tempo para aprender
Uma prática comum entre as pessoas de sucesso é separar diariamente uma parte do tempo para ler, pesquisar, e aprender coisas que ampliem seus horizontes.
Beth Comstock, ex-vice-presidente da General Electric, recomenda que 10% de cada dia de trabalho seja dedicado a estas atividades. Em entrevista ao LinkedIn, ele disse que gasta essa parcela de seu tempo assistindo a palestras TEDs, estudando, conversando com pessoas e indo a eventos.
9. Ser autoconsciente
De acordo com a psicóloga organizacional Tasha Eurich, a maioria das pessoas não sabe como os outros realmente as veem. Aqueles que têm uma visão mais clara e precisa de como o mundo os enxerga, tendem a conquistar mais sucesso.
Ela recomenda que todos deveriam possuir uma ou duas pessoas que atuem como “críticos amorosos”, sendo honestos e fazendo críticas construtivas que impulsionam o desenvolvimento de cada um.
10. Demonstrar gratidão
Doug Conant, que foi CEO da Campbell’s Soup, considera a gratidão uma estratégia de liderança fundamental. Ao longo de sua carreira na empresa, ele enviou mais de 30.000 notas de agradecimento manuscritas para seus funcionários e clientes.
11. Ter auto-compaixão
A autocompaixão é composta por três pilares: engajamento em um diálogo interno positivo, entendimento de que todos comentem erros e consciência de quais são seus pensamentos e sentimentos, sem sucumbir a eles.
Emma Seppala, diretora científica do Centro para Pesquisa e Educação de Compaixão e Altruísmo de Stanford, recomenda uma estratégia para praticar a autocompaixão: tratar a si mesmo como se fosse um colega ou amigo que falhou.
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