Conteúdo editorial apoiado por

X perde executivo-chave enquanto proibição no Brasil sinaliza maior questionamento

Nick Pickles, um dos poucos executivos seniores que fizeram a transição para o X após a aquisição por Musk, disse que tomou a decisão de sair meses atrás

Bloomberg

Nick Pickles durante uma audiência do Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado em Washington, D.C., em 2019 (Bloomberg)
Nick Pickles durante uma audiência do Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado em Washington, D.C., em 2019 (Bloomberg)

Publicidade

O chefe de assuntos globais do X está deixando o serviço de mídia social de Elon Musk, criando um vazio na gestão em um momento em que o antigo Twitter enfrenta um questionamento crescente em todo o mundo.

Nick Pickles, um dos poucos executivos seniores que fizeram a transição para o X após a aquisição de US$ 44 bilhões por Musk, disse que tomou a decisão de sair meses atrás e agradeceu à CEO Linda Yaccarino pelo apoio. “Depois de mais de dez anos, amanhã será meu último dia no X,” escreveu ele no X. “Foi uma jornada incrível.”

Pickles, que ingressou na empresa em Londres em 2014, está saindo em um momento sensível para o X e para a Big Tech em geral. O executivo é um nome familiar para governos ao redor do mundo e representou o Twitter em negociações com muitos oficiais.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes proibiu o X como parte de sua campanha contra a desinformação. Esse movimento seguiu uma disputa pública cada vez mais acalorada entre Moraes e o proprietário bilionário do X.

A vigilância sobre o X se intensificou desde a aquisição por Musk em 2022, particularmente após o empreendedor demitir milhares de pessoas, incluindo muitos envolvidos em comunicações e no controle da desinformação na plataforma.

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda anunciou na quarta-feira (4) que o X concordou em parar de processar as informações pessoais dos usuários europeus para treinar seu chatbot de inteligência artificial Grok. O X também entrou em conflito recentemente com o governo australiano sobre imagens de um ataque a facadas em Sydney.

Continua depois da publicidade

O X não respondeu imediatamente a um pedido de comentário após o horário comercial normal.

© 2024 Bloomberg L.P.