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A Novo Nordisk (N1VO34) reportou resultados com vendas decepcionantes de seu tratamento de perda de peso de sucesso Wegovy, um revés raro para a farmacêutica dinamarquesa, que se prepara para mais concorrência no mercado em expansão.
A receita com as vendas do medicamento foi atingida por descontos acima dos esperado em farmácias dos EUA no último trimestre, disse o diretor financeiro Karsten Knudsen em uma teleconferência com jornalistas. Ele chamou isso de “fator isolado”, mas o tamanho do rombo levantou preocupações entre os investidores sobre a crescente pressão de preços, à medida que a Eli Lilly & Co avança com seu produto rival.
O Wegovy está cada vez mais disponível por meio do Medicaid, o programa de saúde dos EUA para os mais pobres, disse Doug Langa, que lidera as operações norte-americanas da empresa, aos investidores em uma teleconferência.
As ações da Novo Nordisk caíam 3,6% às 14h25 em Copenhague, após terem chegado a cair até 7,7% no início do dia. Elas ganharam 27% este ano até o fechamento de terça-feira.
Vendas abaixo das estimativas
As vendas do segundo trimestre da Wegovy foram de 11,7 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 1,7 bilhão), disse a empresa em um comunicado na quarta-feira, enquanto a estimativa média era de 13,7 bilhões de coroas.
A Novo está competindo com a Lilly pela supremacia no novo negócio de crescimento mais rápido da indústria farmacêutica: medicamentos para obesidade. Espera-se que o mercado atinja US$ 130 bilhões até o final da década.
Até agora, o maior obstáculo tem sido satisfazer a demanda, e ambas as farmacêuticas prometeram bilhões de dólares para aumentar a capacidade de produção enquanto trabalham para convencer mais seguradoras a reembolsá-las pelos pacientes.
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“Agora há um produto concorrente e um crescimento significativo do volume, o que pressiona todos”, disse a analista do Barclays Plc Emily Field em uma nota aos investidores.
À medida que a Novo ganha acesso a mais seguradoras nos EUA, ela está sendo forçada a fazer descontos por meio de um sistema complexo de descontos pagos a gerentes de benefícios farmacêuticos. É um fenômeno que a empresa havia previsto, mas os descontos que a Novo está pagando são maiores do que a empresa esperava no ano passado, disse Knudsen em uma teleconferência com jornalistas.
“Quando você expande seu acesso ao mercado, normalmente também dá descontos um pouco maiores”, disse o CEO Lars Fruergaard Jorgensen em uma entrevista à Bloomberg Television.
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A farmacêutica sediada em Indianápolis deve divulgar os resultados na quinta-feira.
A Novo disse que o lucro operacional anual crescerá de 20% a 28%, um pouco abaixo da previsão anterior. Os resultados também serão prejudicados por uma taxa de imparidade em um medicamento fracassado que a Novo adquiriu em um acordo no ano passado, disse a empresa.
Ozempic também decepciona
O maior medicamento da Novo, o tratamento para diabetes Ozempic, também não atingiu as expectativas. As vendas foram de 28,9 bilhões de coroas, abaixo dos 29,7 bilhões de coroas que os analistas haviam previsto. A receita total do ano aumentará de 22% para 28% a taxas de câmbio constantes, disse a Novo; a empresa havia previsto anteriormente um crescimento nas vendas entre 19% e 27% nessa base.
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A Novo também disse que retirou seu pedido aos reguladores dos EUA e da Europa para aprovação do Wegovy para tratamento de insuficiência cardíaca. A empresa planeja reenviar no início do ano que vem com dados adicionais.
Escassez de Wegovy
A Lilly prevê que o Zepbound sairá da escassez em breve, disse o CEO David Ricks na semana passada. Para a Novo, que tem lutado para levantar suprimentos de Wegovy, a situação é um pouco diferente. A empresa continuará a limitar o fornecimento de doses iniciais porque quer garantir que todos que começarem a tomar o medicamento consigam aumentar sua dosagem sem interrupção, disse Jorgensen.
Apenas a dose introdutória do medicamento continua em escassez nos EUA, de acordo com a Food and Drug Administration.
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“Estamos atendendo apenas alguns milhões de pacientes nos EUA com obesidade”, disse o CEO da Novo aos repórteres na teleconferência matinal. “Ainda é cedo em termos de saturação desse mercado.”
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