Conteúdo editorial apoiado por

USP perde posição entre melhores faculdades do mundo, mas segue entre 100 primeiras

Instituição perdeu o posto de melhor entre latinas para Universidade de Buenos Aires

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Universidade de São Paulo (USP) perdeu o posto de melhor universidade da América Latina na nova edição do ranking QS World, publicado nesta terça-feira (5). Na 92ª posição, a instituição paulista foi ultrapassada pela argentina Universidade de Buenos Aires (UBA), que ocupa agora o 71º lugar na lista.

No ano passado, a USP liderava entre as escolas superiores latinas, na 85ª posição. Na pontuação geral da QS World, a universidade saiu de 62,8 pontos em 2024 para 61,6 em 2025. Houve quedas em indicadores como número de citações por faculdade, proporção de estudantes estrangeiros na universidade e sustentabilidade.

No entanto, o critério de reputação acadêmica, de maior peso na avaliação (30% de contribuição à nota final), aumentou. Embora a USP tenha perdido posições em comparação ao último ano, a universidade tem crescido no ranking, que chega à 25ª edição. Em 2012, ocupava a 139ª posição. Desde 2017, não ficou abaixo da 121ª colocação e, em 2024, entrou para a lista de 100 melhores.

Continua depois da publicidade

Universidades melhor posicionadas

No topo da lista, posição que ocupa há mais de dez anos, está a universidade americana Massachusetts Institute of Technology (MIT). Na segunda e terceira posição ficaram as inglesas Imperial College London e a Universidade de Oxford, respectivamente. Harvard e Cambridge fecham as cinco primeiras posições.

Depois de USP e da Universidade de Buenos Aires, a lista das melhores posições entre institutos latinos segue com Pontifícia Universidade Católica do Chile (93ª), Universidade Autónoma do México (94ª) e Universidade do Chile (139ª). A Universidade de Campinas (Unicamp), é a segunda na lista, seguida por Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A lista pode ser conferia abaixo.

Posição entre brasileirasPosição geralUniversidade
192Universidade de São Paulo (USP)
2232Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3304Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4489Universidade Estadual Paulista (Unesp)
5611-620Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Pesquisa QS Top Universities.