Publicidade
(Bloomberg) – A Berry Bros. & Rudd, mais antiga comerciante de vinhos finos e destilados do Reino Unido, celebrou seu 325º aniversário no ano passado e anunciou na última segunda-feira (30) que está enfrentando um grande novo desafio: realizar leilões online.
Em uma entrevista exclusiva à Bloomberg, Geordie Willis, diretor de novos empreendimentos do respeitável varejista do centro de Londres, revela que a venda global inaugural da Berry Bros. & Rudd Auctions será lançada ainda este mês, trazendo mais uma opção de leilão para os colecionadores ávidos.
“Ela contará com 500 lotes de clássicos de Bordeaux, Borgonha e Champagne, além de nomes conhecidos não apenas do Velho Mundo,” diz Willis. Ele se recusou a fornecer detalhes sobre lotes individuais, mas promete que “haverá vinhos datando desde a década de 1950, e espero algumas surpresas.” Bebidas raras também estarão incluídas.
Continua depois da publicidade
Plano antigo
Entrar no negócio de leilões já estava na mente da equipe de gestão há algum tempo, diz Willis, a mais recente inovação para a empresa cuja sede histórica e impressionante na No. 3 St. James’s Street, em Londres, exala charme do Velho Mundo e poderia facilmente ser um cenário de um filme de Harry Potter. Enquanto vários varejistas nos EUA, como Zachys e Acker, realizam leilões, a Berry Bros. afirma ser o primeiro grande comerciante a fazer isso no Reino Unido.
“De certa forma, a expansão parece bastante natural,” diz Willis, membro da oitava geração da família Berry, que idealizou o projeto e gosta de descrever a empresa “como uma startup de 325 anos.” Foi a primeira comerciante de vinhos a ter um site, em 1994, e há décadas começou a organizar jantares de vinhos suntuosos em sua adega na No. 3 St. James’s Street, onde Luís Napoleão Bonaparte (Napoleão III) realizava reuniões secretas para planejar seu retorno ao poder.
Certamente, a empresa já possui os elementos essenciais para leilões e a logística necessária nos bastidores.
Continua depois da publicidade
Operação preparada
Por exemplo, para compradores e consignatários, ela se baseará em uma clientela existente em mais de 100 países, bem como em sua experiência e sucesso com a plataforma de troca de vinhos finos BBX da Berry Bros. & Rudd, um mercado online lançado em 2010 para que os clientes comprem e vendam garrafas entre si.
Além disso, a divisão de serviços para clientes privados e adegas da empresa há muito aconselha sobre como coletar e investir em vinhos, e quando e onde vendê-los. E, embora já ofereça armazenamento para as garrafas dos clientes, em 2022 a Berry Bros. abriu um armazém de última geração no Andover Business Park, em Hampshire, com capacidade para 14 milhões de garrafas, uma das maiores instalações de armazenamento de vinhos finos para clientes privados na Europa. O local também é neutro em carbono, gerando sua própria energia por meio de painéis solares e captando água da chuva. Willis o considera “uma grande vantagem.”
“Vemos o que está em nosso armazém, vemos a demanda,” diz Willis. “Os leilões online complementarão o BBX, cuja plataforma funciona melhor para vender um pequeno número de lotes. É mais complicado se você tem uma grande adega.”
Continua depois da publicidade
Desde 2011, a Berry Bros. conta até com um especialista em autenticação interno, Philip Moulin, que supervisiona uma equipe especializada para verificar a procedência das garrafas vendidas no BBX. Eles também aplicarão suas habilidades no novo negócio de leilões, uma necessidade em uma era de fraudes e falsificações.
Mercado em mudança
A empresa também possui um alcance global existente, com filiais na Ásia — Hong Kong, Cingapura e Tóquio — onde Willis, assim como outras casas de leilão, vê um enorme público. Os relacionamentos duradouros da empresa com as vinícolas mais importantes oferecem potenciais parcerias futuras para vendas exclusivas diretamente da adega.
Tudo isso faz parte da estratégia de se manter relevante em um mercado em mudança, expandindo e inovando sem prejudicar a imagem da marca. Esse é um ato de equilíbrio difícil no mundo dos negócios de hoje, e os leilões da Berry Bros. obviamente atenderão ao tipo de clientes com os quais a empresa se especializa.
Continua depois da publicidade
A empresa tem sido especialmente hábil em se adaptar às mudanças nos últimos anos, até adquirindo a Hambledon Vineyard, a mais antiga vinícola comercial da Inglaterra, em parceria com a Symington Family Estates, famosa pelo vinho do Porto, no ano passado.
Ela respondeu ao aumento nas vendas de destilados de luxo — a Berry Bros. reportou um crescimento de receita de 42% ano a ano nessa categoria na primavera — abrindo uma loja dedicada em abril com cerca de 1 mil produtos de destilados. No mês seguinte, ofereceu sake en primeur pelo segundo ano; as vendas aumentaram quase 1.000% no ano até março de 2024.
Mas qual é o estado do mercado de leilões que a empresa está está entrando? É uma mistura e um mercado favorável aos compradores, de acordo com Nick Pegna, chefe mundial de vinhos da Sotheby’s, que reportou um recorde de $159 milhões em vendas de leilões em 2023. Ele aponta que a atual incerteza global e a queda nos preços dos vinhos estão afetando os leilões. Estimativas mais baixas e conservadoras são o nome do jogo.
Para obter as melhores adegas para oferecer, a competição já é feroz entre nomes bem estabelecidos — Sotheby’s, Christie’s, Bonhams, Zachys, Acker e Hart Davis Hart — e empresas mais novas de nicho, como a Baghera. Todas realizam vendas ao vivo e online, enquanto Willis diz que os leilões da Berry Bros. serão apenas online por enquanto.
Sem dúvida, é um bom momento para leilões online. Durante a pandemia, as casas de leilão foram forçadas a se adaptar rapidamente ao formato online, atraindo uma nova geração de colecionadores mais jovens. Agora, cerca de dois terços dos leilões da Sotheby’s são apenas online, e um leilão recente em Hong Kong arrecadou $6 milhões.
A Berry Bros. & Rudd tem um incentivo adicional com uma taxa de comprador altamente competitiva de 20%, enquanto a média de outras casas é de cerca de 25%.
E a histórica empresa está apostando no legado de confiança construído em sua marca, sua expertise e atenção aos detalhes, e seu papel como guardiã do vinho para seus clientes globais. “Acreditamos que há uma oportunidade,” diz Willis.
© 2024 Bloomberg L.P.
Empreendedor de Alta Performance
CURSO ONLINE
Rian Tavares revela o segredo para gestão empresarial baseada em método de atletas de alto desempenho.