Publicidade
O TikTok voltou a ficar disponível para alguns usuários nos EUA neste domingo (19), depois que o presidente eleito Donald Trump disse que assinaria uma ordem executiva na segunda-feira (20) para adiar uma proibição federal do aplicativo.
Em uma postagem no X, a empresa escreveu que iria reativar o acesso para seus usuários americanos.
STATEMENT FROM TIKTOK:
— TikTok Policy (@TikTokPolicy) January 19, 2025
In agreement with our service providers, TikTok is in the process of restoring service. We thank President Trump for providing the necessary clarity and assurance to our service providers that they will face no penalties providing TikTok to over 170…
“Em acordo com nossos provedores de serviços, o TikTok está no processo de restaurar o serviço”, escreveu o TikTok. “Agradecemos ao Presidente Trump por fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviços de que não enfrentarão penalidades ao fornecer o TikTok para mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem.”
A decisão é “uma forte defesa da Primeira Emenda e contra a censura arbitrária”, acrescentou a empresa. “Trabalharemos com o Presidente Trump em uma solução de longo prazo que mantenha o TikTok nos Estados Unidos.”
Isso ocorreu após Trump escrever em seu aplicativo de mídia social Truth Social que ele “emitiria uma ordem executiva na segunda-feira” para estender o período de tempo antes que a proibição estivesse prevista para entrar em vigor.
Uma lei que encerrava o aplicativo nos EUA por razões de segurança nacional entrou em vigor no domingo.
Continua depois da publicidade
Embora o TikTok tenha sido bloqueado para usuários americanos na noite de sábado, e também removido das lojas de aplicativos da Apple e Google, algumas pessoas conseguiram acessar a plataforma no domingo por meio de seus desktops.
(Matéria em atualização)