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Tesla terá tarifa reduzida sobre veículos elétricos fabricados na China

O subsídio será concedido pela União Europeia, após investigação sobre supostos benefícios chineses

Reuters

Um carro da Tesla carrega em uma estação de recarga em Pequim, China
(REUTERS/Thomas Peter)
Um carro da Tesla carrega em uma estação de recarga em Pequim, China (REUTERS/Thomas Peter)

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A Tesla (TSLA) deve obter uma tarifa reduzida sobre seus carros fabricados na China exportados para a União Europeia depois que o braço executivo do bloco revisou nesta terça-feira (20) suas propostas de impostos sobre as importações de veículos elétricos produzidos na China.

As revisões fazem parte do esboço das conclusões emitidas pela Comissão Europeia na investigação de mais alto nível da UE sobre supostos subsídios chineses, que provocaram ameaças de retaliação de Pequim.

A Comissão, que supervisiona a política comercial do bloco, diz que as tarifas propostas são necessárias para nivelar o campo de jogo e combater o que ela diz serem subsídios injustos.

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Ela estabeleceu uma taxa de 9% para a Tesla, menor do que os 20,8% indicados em julho, e disse que algumas empresas chinesas em joint ventures com montadoras da UE podem receber taxas punitivas planejadas menores sobre importações de veículos elétricos fabricados na China.

As tarifas são adicionais ao imposto padrão da UE de 10% sobre importações de carros.

A Tesla havia solicitado um recálculo de sua taxa, para ser baseada nos subsídios específicos que a empresa havia recebido. A Comissão disse na terça-feira que havia verificado que a empresa dos EUA recebeu menos subsídios do governo chinês em comparação aos fabricantes de EVs do país que Bruxelas havia investigado.

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Ela afirmou que ainda acredita que a produção de EVs chineses se beneficiou de subsídios extensivos e propôs taxas finais de até 36,3%. Isso é um pouco menor do que a taxa provisória máxima de 37,6% definida em julho para empresas que não cooperaram com a investigação antissubsídios da UE.

A Tesla estava entre as empresas classificadas como cooperantes com a investigação da UE.

A Comissão disse que as três empresas que ela havia analisado receberiam cada uma delas tarifas provisórias ligeiramente mais baixas. Para a gigante chinesa de veículos elétricos BYD , disse que a taxa era de 17,0%; para a Geely, de 19,3 % e para a  SAIC, de 36,3%.

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Em julho, a Comissão estabeleceu direitos provisórios entre 17,4% e 37,6%. Para a BYD,  a taxa adicional era de 17,4%; para a Geely, de 19,9%; e para a SAIC, de 37,6%.