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Stellantis anuncia investimento de R$ 14 bilhões em polo de Betim (MG)

Dona da Fiat vai ampliar capacidade de produção de motores flex para suportar aportes em modelos elétricos e híbridos no futuro

Felipe Mendes

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Líder de mercado, a Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, anunciou nesta segunda-feira (20) que deverá destinar R$ 14 bilhões para o desenvolvimento de seu polo automotivo na cidade mineira de Betim de 2025 a 2030. Além desse montante, a empresa também vai investir R$ 454 milhões para a ampliação da capacidade de produção de motores flex de alta eficiência e baixas emissões, que serão associados às tecnologias de “hibritização” de sua frota, com uma tecnologia chamada Bio-Hybrid. A capacidade da produção de motores na planta passará dos atuais 200 mil para 1,1 milhão ao ano. “É o maior investimento que nós algum dia fizemos em Betim”, disse Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul.

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A ampliação da unidade deverá ser finalizada no início do segundo semestre. A investida é um passo para que a empresa possa se preparar para produzir modelos híbridos e elétricos nos próximos anos com maior eficiência de custo – até 2030, serão lançados pelo menos oito modelos do tipo. A estratégia passa pelo compromisso assumido pela empresa de zerar suas emissões de carbono a nível global até 2038.

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“As novas tecnologias para carros híbridos ou elétricos, com a nossa tecnologia de segurança veicular, aumentam o custo dos carros. Se nós quisermos ser acessíveis e que os nossos carros possam ser comprados por uma maioria dos consumidores, pela classe média brasileira, vamos ter de recompensar esse maior custo sendo mais eficientes nos nossos processos, na gestão e na produção”, afirmou Cappellano. “A eficiência operacional é claramente uma prioridade para o grupo.”

A Stellantis encerrou o primeiro trimestre de 2024 com participações de mercado de 30,3% no Brasil; 33,9% na Argentina e 23,4% na América do Sul. “Foi um primeiro trimestre difícil, mas bem-sucedido para a indústria. O mercado vem crescendo no Brasil, mas claramente isso não foi acompanhado pelas outras regiões do continente sul-americano, que não estão crescendo no mesmo patamar”, analisou Cappellano.

Até 2030, a empresa deverá investir R$ 32 bilhões na América do Sul, sendo R$ 30 bilhões para sua operação no Brasil e R$ 2 bilhões na Argentina. O montante impulsionará, ainda, o lançamento de 40 produtos no período.

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Leapmotor

Sem dar maiores detalhes, a empresa também confirmou que está se preparando para trazer a marca chinesa Leapmotor, que produz modelos elétricos, para a América do Sul até o fim deste ano. Em 2023, a Stellantis adquiriu uma fatia de 20% da startup chinesa, em troca de um investimento de US$ 1,6 bilhão. A aposta, agora, ganha novos contornos com a chegada do produto no país. A ideia é que a joint venture firmada com a Leapmotor faça com que a empresa freie o ganho de mercado da BYD no Brasil.

Além de apoiar a distribuição dos modelos da Leapmotor no país, a Stellantis se beneficiará de ganhos com a troca de tecnologia com a startup chinesa. O executivo considera a parceria um “ganha-ganha”, e aponta que não haverá canibalização de mercado.

“A estratégia com a Leapmotor traz duas oportunidades: uma de produto, de brand, e uma de acesso a novas tecnologias. A [operação da Stellantis na] América do Sul é interessada em ambas as coisas”, revela Cappellano. “A gente enxergou a possibilidade de ter uma marca que pode ser complementar aos nossos outros brands do ponto de vista de posicionamento, de tecnologia e até de acesso a tecnologias que não estavam diretamente no nosso cardápio. Nesse sentido, enxergarmos a Leapmotor como um elemento a mais, uma cereja no bolo a mais do que nós já temos”, conclui.