Conteúdo editorial apoiado por

Starbucks demite CEO e escolhe executivo da Chipotle como novo líder

As ações da Starbucks dispararam 24% nesta terça-feira, seu maior ganho intradiário registrado

Bloomberg

Publicidade

Em uma reviravolta repentina na indústria de restaurantes, a Starbucks demitiu seu CEO, Laxman Narasimhan, e escolheu Brian Niccol, da Chipotle Mexican Grill, como seu próximo líder. A mudança simultaneamente alterou os destinos de duas das maiores empresas de consumo dos Estados Unidos.

As ações da Starbucks, que agora tem uma nova esperança, dispararam 24% nesta terça-feira, seu maior ganho intradiário registrado. Enquanto isso, as ações da Chipotle, que agora mergulhou na incerteza, caíram até 13%.

Niccol começará em seu novo cargo em 9 de setembro, disse a empresa em um comunicado. O atual diretor financeiro vai liderar o Starbucks até lá.

Continua depois da publicidade

A mudança repentina na liderança ocorre após os investidores ativistas Elliott Investment Management e Starboard Value supostamente terem adquirido participações na empresa. Embora o Elliott não tenha feito pedidos específicos à Starbucks, muitas de suas investidas mudaram a administração após a intervenção do fundo. O Elliott disse nesta terça-feira que aceita a nomeação de Niccol.

Na Starbucks, as ações caíram 20% este ano após registrar dois trimestres consecutivos de declínios nas vendas. As lojas têm lutado para atrair consumidores que estão mais hesitantes em gastar em bebidas mais caras.

A presidente do conselho, Mellody Hobson, minimizou a influência do Elliott em uma entrevista nesta terça-feira à CNBC, dizendo que a empresa iniciou discussões sobre a liderança da empresa há vários meses.

Continua depois da publicidade

“Às vezes você tem que tomar decisões difíceis e essas decisões difíceis são a coisa certa a fazer,” disse Hobson na entrevista. “Não é necessariamente por causa de forças externas.”

Hobson disse que o conselho assumiu total responsabilidade pelo desempenho fraco da Starbucks e afirmou querer agir rapidamente para consertar o negócio. “Nós assumimos os resultados,” disse ela. “Não estamos transferindo a responsabilidade e entendemos que temos um trabalho a fazer e estamos fazendo isso.”

Embora o ex-CEO Howard Schultz não tenha uma cadeira no conselho nem um papel formal na empresa, o sexto maior acionista da Starbucks fez uma declaração de apoio ao novo CEO. Hobson disse que contou a Schultz sobre a decisão uma semana atrás e “ele disse, ‘Mellody, isso é um home run.’”

Continua depois da publicidade

Hobson disse que o conselho ainda não definiu um plano específico de turnaround, pedindo paciência. “Ele ainda não está no cargo, deixe-o chegar lá e depois apresentar os planos,” disse ela. “Ele será o responsável por conduzir a estratégia e o conselho vai governar.”

Narasimhan assumiu o comando da Starbucks em março de 2023, após a terceira passagem de Howard Schultz como CEO. Schultz havia retomado as rédeas um ano antes, quando Kevin Johnson se aposentou. Schultz liderou a expansão da Starbucks nas décadas de 1980 e 1990 antes de deixar o cargo de CEO em 2000. Ele retornou ao cargo oito anos depois e liderou a empresa até Johnson assumir em 2017.

“A posição de CEO da empresa tem sido uma porta giratória,” escreveu Adam Crisafulli, analista da Vital Knowledge.

Continua depois da publicidade

Retomada da Chipotle

Niccol entrou na Chipotle como CEO em 2018, quando a rede de restaurantes enfrentava uma reação negativa após uma série de problemas de segurança alimentar e pressão de ativistas como Bill Ackman. A empresa tem sido um ponto positivo na indústria de restaurantes, que vem passando dificuldades. Ela superou os concorrentes nos últimos trimestres ao conseguir atrair clientes mesmo enquanto outros sofrem com a queda na demanda. As ações da Chipotle subiram mais de 20% este ano até o fechamento de segunda-feira, mas caíram após a notícia, à medida que os investidores se preocupavam com quem assumiria a seguir.

Sob a liderança de Niccol, a cadeia de burritos começou a investir em remodelações de lojas, tempo de serviço mais veloz e uma nova campanha de marketing. Ele também fez parceria com a DoorDash para capturar clientes que preferem entregas e adicionou novos itens ao menu, acompanhando as tendências alimentares.

Antes de ingressar na Chipotle, Niccol foi CEO da Taco Bell por três anos. Ele teve sucesso atraindo multidões com pratos generosos como Doritos Locos Tacos e A.M. Crunch Wraps. Quando foi nomeado CEO da Chipotle, investidores como Ackman apoiaram a mudança.

“Vemos Niccol como um executivo excepcional com base em seu histórico de resultados robustos na Chipotle desde que chegou em 2018,” disse o analista da Baird, David Tarantino, em um relatório.

A Chipotle disse que o diretor de operações, Scott Boatwright, que entrou na empresa em 2017, vai assumir como CEO interino. O diretor financeiro, Jack Hartung, que recentemente disse que se aposentaria em 2025, também mudou de ideia e concordou em permanecer na empresa indefinidamente como presidente de estratégia, finanças e cadeia de suprimentos para garantir uma transição suave, de acordo com um comunicado.

“Continuamos confiantes na trajetória da Chipotle, dada a profunda expertise em gestão,” afirmou Sharon Zackfia, analista da William Blair. “Embora a busca por um CEO crie incerteza, vemos Boatwright como um forte candidato e também acreditamos que a Chipotle vai atrair interesse externo de alto nível.”

© 2024 Bloomberg L.P.

Empreendedor de Alta Performance

CURSO ONLINE

Rian Tavares revela o segredo para gestão empresarial baseada em método de atletas de alto desempenho.