Publicidade
Em uma parceria inédita, o São Paulo Futebol Clube, o Grupo SEB e a Universidade do Futebol anunciaram, nesta segunda-feira (18), uma sociedade para a criação da chamada “SPFC University” – uma espécie de “faculdade do esporte”, com cursos livres de diferentes especialidades, graduação e pós-graduação, destinados à formação de profissionais para atuar nesse mercado.
É a primeira vez que um clube de futebol no Brasil ingressa no setor educacional com um projeto regulado pelo Ministério da Educação (MEC). A faculdade iniciará suas atividades em 2025, oferecendo 11 cursos.
Esses cursos serão em formato híbrido e terão aulas práticas e presenciais no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP), campo do clube paulista, e no Centro de Formação de Atletas, em Cotia (SP), onde treinam as equipes das categorias de base do Tricolor.
Os cursos serão gerenciados pelo Centro Universitário UniDomBosco, que pertence ao Grupo SEB, e terão suporte acadêmico da Universidade do Futebol, que atua nesse mercado há 20 anos. Cada um dos sócios possui um terço do negócio.
Leia também: Atlético-MG e São Paulo vão à Faria Lima em busca de dinheiro com fundos e debêntures
“Hoje, a performance do atleta é acompanhada por um embasamento científico muito grande. A recuperação de cirurgia de um esportista, a nutrição, fisioterapia de alta performance e o trabalho de acompanhamento emocional dos atletas que temos no São Paulo podem ser um grande conteúdo para os cursos”, afirmou o presidente do clube paulista, Julio Casares, ao anunciar a parceria.
Continua depois da publicidade
A ideia da diretoria do São Paulo é a de que profissionais que atuam e atuaram no clube possam colaborar com a SPFC University, dando palestras e aulas magnas. Casares citou, inclusive, o nome do ex-treinador Muricy Ramalho, que hoje é coordenador técnico da equipe.
Leia também: São Paulo se torna primeiro time a aceitar pagamento de ingressos com criptomoedas
“Ele [Muricy] vai lá e fala o linguajar do futebol, explica para as pessoas a prática”, exemplifica Casares. “A gente pode levar também o [ex-goleiro] Zetti, que pode contar como é a performance do goleiro”, complementou o dirigente, referindo-se ao ídolo que defendeu o time entre 1990 e 1997 e hoje trabalha na formação de jovens goleiros em Cotia.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o presidente do São Paulo, também serão convidados atletas de outros clubes e profissionais de diversas áreas, como direito, marketing e negócios.
Leia mais: São Paulo FC anuncia FIDC para reestruturar dívida superior a R$ 200 mi com bancos
“Essa parceria nasce do desejo comum de transformar a experiência educacional, oferecendo uma formação prática e aplicada. Nosso compromisso com a excelência acadêmica, alinhado à tradição e expertise de um dos maiores clubes de futebol do mundo, cria um programa inédito que irá preparar os alunos não apenas como profissionais, mas como líderes que entendem o valor do esporte na sociedade”, afirmou Chaim Zaher, presidente do Grupo SEB.
Continua depois da publicidade
Heloisa Rios, CEO da Universidade do Futebol, disse que “a parceria vem para agregar muito valor à indústria esportiva do Brasil”. “A SPFC University inova ao trazer para seus alunos a combinação da experiência prática dentro de um dos clubes de futebol mais respeitados do mundo com a expertise educacional do Centro Universitário UniDomBosco e a atuação pioneira da Universidade do Futebol”, afirmou.
O processo seletivo para a SPFC University começou nesta segunda-feira, com vagas limitadas. O início das aulas será em em 24 de fevereiro de 2025.