Conteúdo editorial apoiado por

Sodiê Doces: a rede fundada por uma ex-boia-fria que vai faturar mais de R$ 700 mi

Como a fundadora da Sodiê Doces superou a pobreza e transformou a sua loja em uma rede com faturamento milionário

Mariana Amaro

Publicidade

A história de empreendedorismo da Cleusa Maria da Silva parece de novela – e realmente inspirou o folhetim “A Dona do Pedaço”, que foi ao ar em 2019, na Rede Globo.

Nascida na Zona Rural do Paraná, Cleusa ajudava a família na roça desde os 9 anos junto com seus nove irmãos. Antes disso, era a responsável por cuidar dos irmãos mais novos. “Você consegue imaginar quatro crianças chorando ao mesmo tempo e você, com 7, 8 anos, precisando cuidar delas? Eu cheguei a pensar que nunca teria filhos porque fiquei muito traumatizada”, diz Cleusa, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

Uma das primeiras fotos de Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê (Foto: divulgação)

O que já era difícil, ficou pior quando o pai de Cleusa faleceu em um acidente e sua mãe, com os filhos, foi expulsa da fazenda em que moravam e trabalhavam. A solução foi morar em dois cômodos nos fundos da casa dos avós. “Eu criei uma obsessão por ter a minha casa. E fui, com muita dificuldade, comprei um terreninho, comprava o material e pagava o pedreiro. A felicidade que eu tive de mudar para lá, com porta de papelão ainda, foi maior do que a de me mudar para um apartamento de 200 metros quadrados”, afirma.

Continua depois da publicidade

Leia também: Brisanet (BRIT3): a história do homem que conectou o sertão

A virada

A vida de Cleusa Maria começou a mudar quando, mesmo sem experiência na cozinha, atendeu ao pedido da esposa de um patrão, Dona Rosa. Ela trabalhava em uma fábrica de alto-falantes e a Dona Rosa fazia bolos para vender. “O marido dela faleceu, ela precisava assumir a fábrica e não ia mais poder atender aos clientes. Eu respondi que não sabia fazer bolos e, inclusive nunca tinha tido um bolo de aniversário, mas quando ela quebrou a perna e pediu minha ajuda para entregar uma das últimas encomendas – um bolo enorme, de 35 kg, não pude dizer não”, relembra.

Seguindo instruções, Cleusa conseguiu completar a tarefa e foi elogiadíssima. “Ela me deu uma batedeira e disse que ia me mandar os clientes (…) Sempre tive um anjo que me empurrou para frente”, afirma.

Continua depois da publicidade

Com os pedidos chegando aos montes, Cleusa pediu demissão e, com a rescisão, comprou duas mesas de bar, um freezer e um pouco de matéria-prima para fazer bolos. “Eu não tinha dinheiro nem para comprar uma mesa: montava os bolos em cima da tampa do freezer”, relembra.

Fachada da primeira loja de Cleusa Maria da Silva em 1997, fundadora da Sodiê. A história dela – e da empresa – foi tema de episódio do Do Zero ao Topo (Foto: Divulgação)

A sua primeira loja chamava Sensações Doces, mas o nome precisou ser trocado por uma questão de marca – e essa troca quase resultou no encerramento da empresa. Agora, a Sodiê conta com 400 lojas e deve encerrar o ano com um faturamento superior a R$ 700 milhões.

Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo publicado na última sexta-feira (1) no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.

Continua depois da publicidade

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet; Fernando Simões, do Grupo Simpar;  Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio DinizPaulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi;  José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.

Ricardo Bellino ensina

Como negociar e Persuadir

Aprenda a arte da persuasão com um negociador de elite; saiba como influenciar e convencer pessoas com as estratégias de Ricardo Bellino, um dos maiores dealmakers do Brasil.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.