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Sem análise de crédito para motoristas de app, Kapô projeta alta de 66% em 2025

Em recente fusão com Grupo Primavia, locadora brasiliense amplia a frota e espera faturar R$ 50 milhões no próximo ano

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O Brasil tem aproximadamente 700 mil motoristas de aplicativos, de acordo com uma pesquisa do IBGE realizada em 2022. O perfil de boa parte desses profissionais tem duas características em comum: a necessidade de realizar uma atividade para conseguir renda e o nome negativado no mercado financeiro.

De olho nesse perfil, a Kapô Locadora foi fundada no final de 2021 e é especialista em locação de carros para motoristas de aplicativo. Atualmente, a startup de Brasília (DF) possui uma frota de 800 veículos e já atendeu mais de 3 mil clientes. Com faturamento estimado em R$ 30 milhões para este ano, com margem de lucro em 15% e projeção de alta de 66% na receita, segundo dados da própria companhia, ela espera um montante de R$ 50 milhões em 2025.

A Kapô é a maior locadora de motoristas de aplicativo do centro-oeste e recentemente acertou a fusão com o Grupo Primavia, rede com mais de 50 concessionárias espalhadas pelo Brasil. A transação, feita por meio do braço de locação de carros do grupo, a Via Locadora, cria uma empresa com 1.200 veículos e com previsão de alcançar 2.000 carros até o final de 2025.

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“Além da expansão em outros estados, com a fusão vamos começar a pensar em outros produtos, como terceirização de frota e até mesmo participação de licitações no futuro”, afirma Bruno Diniz, fundador e diretor financeiro da Kapô Locadora.

Aluguel sem análise de crédito

Segundo o executivo, o diferencial da empresa está na parte burocrática na hora de alugar os veículos. “Nós não realizamos análise de crédito, não exigimos cartão de crédito e temos condições mais flexíveis para os motoristas de aplicativo. Isso atende cerca de 90% dos clientes que nos procuram e  têm crédito negativado ”, diz.

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Apenas a questão de antecedentes criminais entra na conta na hora de fechar uma locação com a Kapô. O sistema desenvolvido pela companhia funciona com uma garantia de R$ 2 mil, que o cliente pode pagar em pix, cheque, dinheiro ou como preferir. O montante é devolvido ao final de trinta dias quando há regularidade no pagamento.

“Transformamos o risco de crédito em risco operacional. Uma vez que o motorista deixa o valor, sabemos que ele pode dever vários títulos até aquele limite e ainda estaremos resguardados”, explica o executivo.

O montante do caução pode ser usado em caso de multas ou quilometragem excedente, por exemplo. Além disso, os motoristas pagam o aluguel semanalmente e, caso haja inadimplência, o veículo é recolhido em um curto prazo, o que ameniza eventuais prejuízos.

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O modelo da Kapô é um dos únicos do país que aluga carros zero quilômetro para os motoristas. Geralmente, as concorrentes disponibilizam veículos com mais uso por conta do número alto de quilômetros percorridos por dia. No entanto, a startup brasiliense acredita que os veículos novos ajudam a reduzir os gastos com manutenção e possibilitam um custo final menor. “Nas grandes locadoras, o aluguel semanal está na faixa dos R$ 1 mil. Na Kapô, há valores a partir de R$ 610 por semana”, afirma Diniz.

Recentemente, a locadora desenvolveu um produto que também deve colaborar para elevar as receitas. Os motoristas parceiros com mais de 12 meses de contrato com a companhia podem comprar o veículo com auxílio de financiamento de uma instituição parceira da companhia. “A ideia é dar acesso ao carro próprio, ainda que o cliente possua restrições de crédito em seu nome. Tomamos o risco, pois já temos uma relação estabelecida”, diz o executivo.

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